sexta-feira, 24 de julho de 2009

Hot dog de forno

Esse é um dos lanches favoritos da gente... da Júlia então, é o número 1. Não é pra menos, é super gostoso. Acho que por causa do frio a massa não ficou muito fofa como das outras vezes... abri com um rolo e cortei. Não ficaram super bonitos, mas estavam saborosos. Também fiz alguns pequenininhos, para beliscar. A receita original foi tirada de um material da Nestlé. Me cadastrei pelo site e eles gentilmente mandam revistas para mim... em uma delas, veio um calendário para 2009, com várias receitas e essa era uma delas. 



Hot dog de forno 

Ingredientes: 
- 1 tablete de fermento biológico (15g) - ou 1/2 colher (sopa) de fermento biológico seco; 
- 1/2 xícara (chá) de leite; 
- 1 colher (sopa) de açúcar; 
- 1 colher (sopa) de Fondor Maggi (eu usei um pacote de "Meu segredo"); 
- 3 colheres (sopa) de manteiga; 
- 1 ovo; 
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo; 
- 1 pacote de mini-salsinhas de frango da Turma da Mônica (ou clubinho); 
- manteiga para untar; 
- 1 gema peneirada para pincelar. 

Modo de preparo: 
Em uma tigela, dilua o fermento no leite. Junte o açúcar, o Fondor Maggi, a manteiga e o ovo. Coloque a farinha aos poucos e misture com a ponta dos dedos até obter uma massa homogênea. Cubra e deixe descansar por cerca de 30 minutos. Trabalhe a massa com as mãos por cerca de 5 minutos. Faça bolas pequenas de massa, abra cada bola com os dedos, formando discos. Coloque uma salsicha no centro de cada disco e enrole a massa. Coloque os hot dogs em uma assadeira untada e pincele com a gema. Leve ao forno médio-alto (200 graus), preaquecido, por cerca de 30 minutos ou até dourar. Sirva.

Casadinhos de geléia

Fiz na quarta-feira uma receita que me lembra demais a adolescência... Eu fazia bastante esses biscoitinhos com meus irmãos, mas é claro que quando terminávamos, haviam apenas alguns... Fazia tempo que não fazia essa receita e me surpreendi com o quanto rende... caramba, como a gente comia biscoito... Vale muito a pena! É uma receita ótima! Eu tirei de uma revistinha chamada "Nossas Receitas", da Ed. Abril, em 1995. Quem está de olho na balança, ou come pouco, recomendo fazer meia receita. Rendeu uma lata de biscoito (daquelas de biscoito amanteigado) cheia. 



Casadinhos de geléia 

Ingredientes: 
- 1 xícara (chá) de açúcar; 
- 1 1/2 xícara (chá) de margarina ou manteiga; 
- 2 gemas; 
- 1 colher (sopa) de essência de baunilha; 
- 1 pitada de sal; 
- 1 xícara (chá) de maisena; 
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo. 

Para o recheio e cobertura: 
- geléia de goiaba ou goiabada; 
- açúcar refinado. 

Modo de preparo: Misture bem todos os ingredientes da massa até que fique lisa e uniforme. Abra com um rolo sobre uma mesa enfarinhada, numa espessura aproximada de 0,5cm e corte em rodelas (com cortador de biscoitos). Leve ao forno médio por cerca de 10 minutos. Deixe esfriar. Recheie dois biscoitos com a geléia e passe em açúcar.

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Lasanha de espinafre

Um molho delicioso que fazemos para massas aqui em casa é o molho de espinafre.
Normalmente colocamos no macarrão tradicional (Espaguetti), mas como estou meio enjoada dele, faço com Penne ou com Talharim (se for massa fresca então, fica delicioso...). Hoje fiz pela primeira vez com Lasanha.
Ficou muito bom, mas não tirei fotos... da próxima vez, vou fazer com mais molho ainda ou com uma massa de lasanha diferente, porque achei que algumas folhas não ficaram tão molhadinhas como eu gosto.

Molho de espinafre

Ingredientes:
- 1 maço de espinafre fresco
- 1 colher (sopa) de manteiga ou margarina
- leite (a quantidade vai variar, de acordo com a quantidade de massa)
- 1 tablete de caldo Knorr Vitalie de galinha
- 1/2 cebola pequena ralada
- 1 caixa pequena de creme de leite
- 1 colher (sopa) de Maizena

Modo de preparo
Separe e lave as folhas de espinafre. Cozinhe no vapor até que fiquem verdes bem escuro e murchem um pouco.
Aqueça a manteiga, refogue a cebola até dourar. Acrescente as folhas de espinafre cozidas, o caldo de galinha esfarelado e parte do leite. Bata essa mistura no processador ou com o mixer, até ficar uniforme. (atenção: não pode estar quente, por causa do risco do vapor)
Se achar que o molho está ralo, pode diluir uma colher (sopa) de Maizena em um pouco de leite e acrescentar à mistura, na panela. Volte ao fogo e acrescente o restante do leite e o creme de leite. Deixe ferver. Prove o sal. Se necessário, coloque um pouco mais.

Lasanha de espinafre


Ingredientes:
- uma receita de molho
- um pacote pequeno de massa para lasanha pronta para forno (na embalagem informa que vai direto ao forno)

Modo de preparo:
Intercale as camadas de molho de espinafre com as camadas de massa, como sugestão da embalagem. Por último, coloque uma camada de queijo. Leve ao forno com papel laminado até cozinhar. Deixe mais uns 5 minutos sem o papel alumínio, para gratinar.

segunda-feira, 20 de julho de 2009

Festinha de aniversário da Júlia na escola

Gente, vocês vão perceber como esse blog é meio Lost... (meu seriado predileto!!) É um vai-e-vem bem louco... uma hora coloco receitas recentes, outra hora antigas... Jeito Christiane de ser.... Bem... vamos ao que interessa... Passei uma tarde inteira preparando as guloseimas da festinha de aniversário da Júlia na escola, mas valeu a pena! Ficou tudo bem lindo... (modéstia à parte) O bolo de palhaço... A massa do bolo foi de chocolate e o recheio de brigadeiro. A cobertura foi da deliciosa pasta de Leite Ninho. Não tem como comparar o sabor da pasta americana com esta... esta é infinitamente melhor! O papel arroz era maior que o tamanho do bolo, então selecionei uma parte do desenho do palhaço e apliquei. Gostei muito do resultado. O nariz em alto-relevo foi feito com a própria pasta de Leite Ninho, tingida de vermelho. O cabelinho, o nome e o acabamento foram de Glacê Real tingido de amarelo. Essas idéias foram sugestões da Fátima Eid, culinarista que deu o curso da Pasta de Leite Ninho e aplicação de papel arroz em alto relevo.Os Cupcakes... Deu um trabalhão, mas os coleguinhas da Júlia adoraram a lembrancinha da festa: uma sacolinha com um cupcake decorado de palhacinho. Fiz os muffins de chocolate e deixei esfriar. Modelei à parte os palhacinhos de Pasta de Leite Ninho e deixei tudo montado. Derreti chocolate branco e banhei a parte de cima do muffin. Acrescentei a montagem do rosto do palhaço e, para finalizar, "molhei" o bolinho numa vasilha com confeitos coloridos. Tem que ser rapidinho, pois o chocolate seca rápido.


  Os docinhos... Fiz brigadeiro e o bicho-de-pé. O brigadeiro eu passei no granulado mesmo e os bichos-de-pé eu passei no mesmo confeito que usei nos bolinhos. 

Muffin de mel e aveia

Desde que descobri esses bolinhos deliciosos, eles viraram febre aqui em casa. Item de café da manhã, lanche da Júlia pra escola, lembrancinha de aniversário... tudo é motivo para fazer um bocado desses bolinhos... Na última sexta-feira, tentei variar um pouco e fiz uma receita da Patrícia Scarpin, que tem um blog maravilhoso! As únicas coisas que alterei na receita foram colocar 1/4 de xícara de aveia e um grão de Honey Nutos em cada muffin. Também deixei o bolinho sem o merengue da receita original. A Júlia reclamou um pouco do sabor, disse que queria de chocolate, mas os anéis de Honey Nutos (seu cereal preferido) ajudaram a compensar.

Almoço de domingo - Moqueca de peixe

Almoço de domingo é um momento especial. Depois de um solzinho gostoso e uma piscina gelada com minha filhota, cheguei cheia de disposição em casa e comecei a preparar o almoço... A expectativa da nossa viagem no mês que vem para a Bahia me inspirou... Fiz uma receita que já foi feita e refeita várias vezes, que a Preta Gil preparou no programa Hoje em Dia do dia 22/05/2007. Isso mesmo, em 2007! Como a minha intuição para boas receitas não costuma falhar, imprimi a receita dias depois de assistir ao programa e demorei um tempão para fazer pela primeira vez, mas depois da primeira, não dou chance para nenhuma outra: é ótima!!Melhor que isso, só com vista pro mar... O cardápio infantil foi composto por: batata frita, arroz branco, feijão preto e carne moída. O cardápio adulto foi composto por: salada (alface americana, cenoura ralada, tomate picado, ovos de codorna e molho de mostarda), moqueca de peixe, pirão, arroz branco e batata frita (porque não somos de ferro...). 



Receita da Moqueca de peixe com camarões (adaptada da que consta no site da Record) 

Ingredientes: - 1/2 kg de filé de peixe (pescada amarela); - 2 dentes de alho amassados; - suco de um limão; - sal; - 2 cebolas pequenas fatiadas; - 2 tomates grandes fatiados; - 1/2 pimentão vermelho fatiado; - 1/2 pimentão amarelo fatiado; - cebolinha picada; - coentro picado; - 1 garrafinha pequena de leite de coco; - 1/2 xícara de molho de tomate Pomarola; - 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (uso extravirgem); - 1 colher (sopa) de azeite de dendê; - pimenta do reino comum ou branca (a gosto); - 500g de camarões. 

Modo de preparo: Tempere os filés de peixe com a mistura do alho com o suco de limão, o sal e a pimenta do reino. Monte a moqueca numa panela, formando camadas de cebola, tomate, filés, cebola, tomate e filés por último. Cubra-os com o pimentão, a cebolinha e o coentro. Em seguida, acrescente o leite de coco, o molho de tomate, o azeite de oliva, o azeite de dendê e os camarões. Deixe cozinhar por 15 minutos em fogo brando-alto. 


Pirão de peixe 

Separe um pouco do caldo da moqueca numa panela à parte. Em fogo baixo, acrescente uma colher rasa (chá) de azeite de dendê e adicione farofa pronta light Yoki aos poucos, mexendo sempre, até ficar na consistência de sua preferência. Se necessário, adicione um pouco mais de sal, cheiro verde, pimenta ou outros ingredientes de sua preferência. Achou pouco??? De sobremesa, tomamos um cafezinho com Muffin de mel e aveia... 

Lanche de sábado - Crepe no palito

Quando eu era criança, adorava comer crepe no palitinho... achava super demais! Pena que a oferta se restringia às festas juninas e outros poucos eventos... Como hoje em dia as coisas estão mais fáceis, sabendo garimpar conseguimos de tudo! Numa ida à Casa do Chocolate, meu paraíso de compras calóricas, vi a forma à venda e tratei logo de comprar. Achei o preço meio salgado, custou cerca de R$ 30,00 (não me lembro exatamente quanto), mas vale a pena, pois o material é de boa qualidade, antiaderente e já fiz tanto crepe com ela que já se pagou há muito!


 
Na embalagem vem uma ótima receita, que rende muitos crepes (45). Como nunca comemos tudo isso, adaptei a receita para 1/4, que rende aproximadamente 12 crepes. Pode-se rechear com o que quiser... queijo, presunto, frutas,... como minha princesa adora salsicha, recheei com mini salsicha de frango da Turma da Mônica e queijo. Reservei uma parte da massa para a sobremesa: adicionei 1 colher (sopa) de chocolate 100% cacau e duas colheres (sopa) de gotas de chocolate à massa e deixei o palitinho só para fixar mesmo. Fica uma delícia!


Receita para 12 crepes (aproximadamente) 

Ingredientes: - 1 ovo; - 1 colher (sopa) de queijo ralado; - 1 xícara (chá) de leite; - 1 1/4 xícara (chá) de farinha de trigo; - 1 colher (sopa) de manteiga derretida; - 1 colher (sopa) de maizena; - 1 colher (chá) de fermento químico; - 1 colher (café) de açúcar; - 1/2 colher (café) de sal. 

Modo de preparo: 
Bata tudo no liquidificador (eu uso mixer), deixando por último o fermento. Aqueça a forma por aproximadamente 3 minutos, em fogo brando. Coloque a massa até que cubra metade da forma. Introduza o recheio (no palito) e cubra com mais massa. Feche e deixe mais um pouco em fogo brando e vire para assar do outro lado.

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP