terça-feira, 10 de novembro de 2009

Quiche de queijo e presunto


Inspirada pelos comentários da Paula, do The Cookie Shop, visitei a página da Dona Palmirinha, de quem tenho várias revistinhas de receitas.
Eu tinha uma bandeja grande de queijo e uma de presunto e queria fazer algo diferente, então pesquisei, pesquisei e achei essa.
A massa fica bem "massenta" mesmo, pesada, mas é boa. Da próxima vez, vou deixar as laterais mais finas e a base mais grossa, pois dessa vez fiz o contrário e isso pode ter sido uma falha, que provocou essa impressão de ser pesada.
De alterações, cito a retirada do orégano e do queijo prato. Também acrescentei um pouco de tomate seco picado e uma colher (sopa) de farinha de trigo, pois tive a impressão de que o recheio estava mole demais (talvez pela retirada do queijo prato, não sei).
Vale a pena. Não é uma receita maravilhosa, mas é uma boa opção para servir uma visita inesperada, fugir da rotina ou fazer um lanche.


Quiche de mussarela e presunto

Ingredientes

Massa
- 300g de farinha de trigo;
- 1 colher (chá) de sal;
- 120g de margarina;
- 120mL de creme de leite.

Recheio
- 1 lata de creme de leite com soro;
- 200g de mussarela;
- 100g de queijo prato (não usei);
- 200g de presunto;
- 2 ovos;
- 1 colher (chá) de açúcar;
- sal e pimenta a gosto;
- 1 colher (sobremesa) de orégano (não usei);
- 2 colheres (sopa) de salsa e cebolinha;
- três bandas de tomate seco picados (inclusão minha).

Modo de preparo

Massa
Em um recipiente coloque a farinha (reserve um pouco), o sal, a margarina e o creme de leite. Misture com as mãos (neste momento, se necessário, utilize a farinha reservada - eu usei). Coloque a massa obtida dentro de um saco plástico e deixe descansar na geladeira por 10 a 15 minutos.
A seguir, distribua porções da massa em forminhas (tipo empada) ou em uma forma com aro removível (foi o que eu fiz). Empregue o recheio. Leve ao forno pré-aquecido (200°C) por 20 a 25 minutos.

RECHEIO

Coloque no copo do liquidificador (eu usei Mixer), o creme de leite com soro, a farinha (inclusão minha) os ovos e o açúcar. Bata. Acrescente o presunto e a mussarela. Bata. Desligue. Acrescente sal, pimenta, orégano, salsinha e cebolinha. Misture.

segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Meu primeiro Pão de Queijo!!



O que faz um mineiro feliz? Pão de queijo, quentinho...
O que me fez feliz hoje? Conseguir acertar na minha primeira receita de pão de queijo! Olha que felicidade!!
É bem verdade que ele ficou um pouquinho sem sal, mas como a gente adora pão de queijo com manteiga, requeijão e geléia, não fez muita diferença.
O incrível é que não ficou duro depois, como a maioria das receitas. Muito bom!
Usei polvilho doce, mas da próxima vez vou usar o azedo, que prefiro. O queijo minas estava fresco, o que me deixou um pouco insegura no início, mas ficou gostoso!
A cor ficou ótima, pois usei ovos caipira. Na verdade, fiz o pão de queijo por causa dos ovos caipira que ganhei. E só ganhando mesmo, porque vou confessar uma coisa horrível... morro de nojo de ovo caipira... arg!! É frescura, mas isso tem uma história... cresci comendo ovo caipira da fazenda e como a gente não ia sempre pra lá, minha querida tia Cida ia juntando, juntando... mas ovos guardados sem refrigeração (lá não tinha luz elétrica) por algum tempo estragam... aí é que está o problema... nem sei quantas vezes fui quebrar ovo e estava estragado... arg! Um dia supero... rsrsrs
A receita eu tirei daqui, mas como não tenho balança, adicionei o polvilho e o queijo no "olhômetro", nas proporções que estão entre parênteses. A massa fica um pouco mole, mas com as mãos untadas dá para fazer as bolinhas numa boa. Fica bem levinho e macio, nada gorduroso.


Pão de queijo mineiro

Ingredientes
- 1/2 copo(s) de óleo de canola (100ml);
- 1 copo(s) de leite (usei 200ml de semidesnatado);
- 3 unidade(s) de ovo (usei caipira);
- 250 gr de queijo meia-cura (usei 2 xícaras e meia de queijo minas fresco);
- 1/2 kg de polvilho doce (usei 4 xícaras);
- 1 colher (sobremesa) de sal (eu usei menos, mas da próxima vez usarei a quantidade recomendada).

Modo de preparo
Coloque o polvilho em uma bacia. Leve o óleo, o leite e o sal para ferverem juntos. Assim que levantar fervura (eu não esperei levantar fervura), desligue o fogo e escalde o polvilho. Mexa bem, com auxílio de uma colher de pau. Em seguida, adicione os ovos, um a um, até que a massa fique meio mole. Passe a trabalhar a massa com as mãos e junte o queijo. A massa deve ficar solta e fácil de moldar. Faça as bolinhas do tamanho desejado, com as mãos untadas levemente com óleo. Coloque-as separadas umas das outras, em uma assadeira untada levemente. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Retire os pães do forno assim que começar a dourar embaixo.
Rendeu 40 pãezinhos médios e 20 em tamanho coquetel.

Aniversário do Pluto



Minha pequena vive inventando dias especiais e comemorações especiais (a quem será que ela puxou???).
Mais uma vez, me surpreendeu com a cobrança de uma festa de aniversário do Plutinho, que pelo andar da carruagem, em breve atingirá a maioridade.
Depois de um longo período longe dos bolos de caixinha, apelei para uma mistura da Dona Benta, pois minhas energias não permitiam buscar uma receita especial. A "inovação" ficou por conta da calda de chocolate e da cobertura de confeitos brancos e pretos, também de chocolate.
Ficou tão bom... digam o que quiserem, mas a Dona Benta tem a manha de fazer um bolo fofinho... não é a opção mais saudável, eu sei, mas quebra um galho na hora do aperto.


Bolo de chocolate
Uma mistura no sabor de chocolate da Dona Benta, preparada como a embalagem orienta.

Calda de chocolate (retirei daqui)
Ingredientes:
- 4 colheres (sopa) de chocolate em pó;
- 4 colheres (sopa) de açúcar;
- 1 colher (sopa) de manteiga sem sal;
- 2 colheres (sopa) de leite.
Modo de preparo:
Misture todos os ingredientes e leve ao fogo alto até ferver. Desligue e deixe esfriar um pouquinho antes de derramar sobre o bolo.

Cobertura
Depois de despejar a calda, coloque os confeitos de sua preferência ou salpique um pouco de açúcar colorido.

domingo, 8 de novembro de 2009

Sopa de legumes da Júlia

Minha linda filha tem fases nas quais dá muito trabalho para comer, se recusando a comer verduras e legumes, então, o nosso "jeitinho" foi equilibrar a alimentação com as sopinhas da noite.
Sei que não é a forma mais interessante de aproveitar os nutrientes, mas já fico satisfeita com o mais ou menos.
Quem lê pode achar que fica ruim uma sopa feita de forma tão simples, mas fica super gostosa. Se tiver um tempinho a mais, pode refogar o alho, a cebola e a carne moída antes de acrescentar os legumes e levar para pressão, embora eu prefira assim como escrevi, sem nada de gordura.

Ingredientes:
- 2 batatas grandes;
- 2 cenouras médias;
- 1 cebola pequena;
- 1 abobrinha grande;
- 2 tomates;
- 150g de carne moída;
- 1 tablete de caldo Knorr Vitalie de carne (a gosto);
- alho, pimenta do reino e sal a gosto.

Modo de preparo:
Descasque as batatas e as cenouras. Corte em pedaços grandes.
Corte a cebola, a abobrinha e os tomates em tamanho grande.
Coloque tudo na panela de pressão, com um pouco de sal ou um tablete de Knorr Vitalie de carne, esfareladinho.
Leve ao fogo e deixe por uns 15 minutos depois de dar pressão.
Quando retirar a pressão, bata tudo com o mixer, corrija o sal e acrescente os temperos de sua preferência. Ferva. Depois, é só servir!
Rende bastante, dá para umas seis pessoas se servirem fartamente.

Sugestões:
Esses são os ingredientes básicos, você pode acrescentar mandioca, abóbora, chuchu, feijão pronto, multimistura, o que tiver em casa e for do seu gosto.
Na hora de servir, pode oferecer torradas ou pão em rodelas.

Sugestão saudável e deliciosa



Tenho tido bastante dificuldade para postar, embora tenha feito algumas receitas novas e experimentado algumas novidades.
Nos próximos dias, pretendo atualizar isso (tomara!).
Uma doce novidade que testei e aprovei, foi a Yogen Fruz, que faz sorvete com iogurte, na hora, conforme o gosto do cliente.
Dá pra escolher o sabor (iogurte, açaí ou de frutas congeladas adicionadas na hora à base) e a cobertura, com frutas frescas, chocolate, biscoito ou cereais.
Provei o sorvete no Brasília Shopping, mas vi um anúncio deles no Conjunto Nacional, onde parece ter a segunda loja.
Segundo o site oficial e essa matéria, essa é a primeira experiência no Brasil.

Na NOVA cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP