sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Cupcake de chocolate e café, beeem pretinho!

Comprei duas formas para muffins em tamanho tradicional e estava cheia de vontade de estreá-las!
Pensei em uma receita mais saudável, ou com frutas, mas estava com amêndoas fresquinhas em casa e quando vi essa receita no blog da Patrícia Scarpin não tive dúvidas: seria aquela! Patrícia, não tem dieta que resista ao seu delicioso blog!!!
Meus queridos leitores e leitoras que me desculpem, mas não tirei fotos! Vocês terão que acreditar em mim! Ficou muito bom! Eu coloquei um pouco mais de café e deu um sabor bem gostoso, e até a minha filha comeu sem se queixar (e ela é meio resistente a sabores diferentes).
O sabor do bolinho é mais forte, um pouco amargo até... Servido com cafezinho, ou com uma cobertura mais doce fica PERFEITO! Provamos com geléia de morangos e mousse de chocolate. Booooooom demais! Fora que a massa fica bem pretinha, uma tentação!

Cupcakes de chocolate da Ana (tirado daqui)

- xícara medidora de 240ml

Bolinhos:
- 1 xícara + 2 colheres (sopa) - 170g - de farinha de trigo;
- 1/4 xícara (22g) de cacau em pó, sem adição de açúcar;
- 1 1/4 colheres (chá) de bicarbonato de sódio;
- 1/4 colher (chá) de sal;
- 1 ovo grande;
- 1/2 xícara (88g) de açúcar mascavo – aperte-o na xícara na hora de medir;
- 1/2 xícara (100g) de açúcar granulado;
- 1/2 xícara (120ml) + 2 colheres (sopa) de leite integral;
- 1/3 xícara (80ml) café forte ou espresso (como usei o café que estava pronto, normal, adicionei duas colheres de chá rasas de café solúvel Nescafé Tradicional);
- 1/2 xícara (113g) de manteiga sem sal, derretida e fria (usei em temperatura ambiente);
- 1/5 xícara de amêndoas raladas ou picadinhas (inclusão minha).

Cobertura: (não usei, mas fica como uma sugestão!)
- 170g de chocolate meio-amargo (usei 70% de cacau), picadinho;
- 3/4 xícara (180ml) de creme de leite fresco;
- 3 colheres (sopa) – 42g – de manteiga sem sal, temperatura ambiente.

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C e forre uma forma de muffins com 12 cavidades com forminhas de papel próprias.
Peneire a farinha, o cacau, o bicarbonato e o sal em uma tigela.
Em outra tigela, misture o ovo e os açúcares (eu não tinha os açúcares da receita, então, coloquei as duas medidas de açúcar refinado) até ficar homogêneo. Junte o leite, o café e a manteiga derretida. Despeje esta mistura sobre os ingredientes secos e misture até que fique homogêneo.
Divida a massa entre as formas, enchendo-as até 3/4 da capacidade (coloquei até a metade). Asse por 15 minutos, ou até que um palito inserido no meio saia limpo. Os bolinhos não vão crescer muito e ficarão achatados no topo, o que facilita na hora de confeitá-los.
Esfrie nas formas por 10 minutos. Com uma pequena espátula ou faca, desenforme-os com cuidado, deixando que terminem de esfriar sobre uma grade.
Enquanto isso, faça a cobertura: derreta o chocolate em banho-maria, mexendo de vez em quando. Tire do fogo. Aqueça o creme de leite e junte ao chocolate, mexendo bem com um fuê. Deixe que amorne um pouco e junte a manteiga, mexendo até que ela esteja bem incorporada. Deixe descansar até firmar o suficiente para espalhar a ganache sobre os bolinhos (1 hora em temperatura ambiente ou 20-30 minutos na geladeira).
Espalhe a cobertura nos bolinhos.
Dica legal: Sirva no mesmo dia ou guarde-os num recipiente hermético fechado na geladeira, onde eles se conservam bem por mais alguns dias: a cobertura firma mais um pouco, mas não deixa de ser deliciosa, e ela protege o bolinho do ressecamento.

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP