segunda-feira, 3 de maio de 2010

Brownie tradicional de chocolate

Depois dos elogiados brownies triplos, testei essa receita tradicional de brownie, também tirada do blog da Patrícia Scarpin.
Acho que os triplos ficam para aqueles momentos em que precisamos de uma comida reconfortante, como diria Nigella.
Para o dia-a-dia, esses são excelentes!
Como eu estava sem papel alumínio em casa (como assim???), fiz os brownies na forma de muffins, sem as forminhas, e ficou ótimo! É uma boa dica para quem quer fazer para presentear ou servir num aniversário. A desvantagem é que só dá para tirar da forma ao esfriar ou ficar um morno quase à temperatura ambiente, sob o risco de quebrar.
Foi um sucesso aqui em casa. Mesmo com as nozes, todos comeram bastante (minha filhinha e meu marido não gostam muito de nozes...).
Tiramos essa foto no dia seguinte, com os quatro que restavam. Por pouco não virou lenda...
Façam que vão gostar!



Brownies clássicos (tirados daqui)

- xícara medidora de 240ml

- 5 colheres (sopa) - 70g - de manteiga sem sal, em pedaços;
- 112g de chocolate meio amargo picado;
- 56g de chocolate amargo picado;
- 3/4 xícara (150g) de açúcar;
- 2 ovos grandes;
- 1 colher (chá) de extrato de baunilha;
- 1/2 colher (chá) de pó para café expresso – é opcional e troquei por café solúvel forte;
- 1/4 colher (chá) de sal;
- 1/3 xícara (47g) de farinha de trigo;
- 1 xícara (115g) de nozes picadas (usei 3/4 de xícara).

Pré-aqueça o forno a 160ºC (coloquei no mínimo do meu forno, 180 graus).
Forre uma forma quadrada de 20cm* com papel alumínio, unte com manteiga e coloque-a dentro de outra assadeira. Eu usei as forminhas de mini-muffin da Wilton.
Coloque a manteiga e os chocolates numa tigela e leve ao banho-maria até derreter – não deixe muito tempo no fogo ou a água da manteiga vai começar a se separar dela.
Retire do fogo. Usando um fuê, adicione o açúcar e mexa bem. A mistura vai ficar granulada, mas não se preocupe com isso. Junte os ovos, um de cada vez. Acrescente a baunilha e dê uma boa misturada antes de adicionar o café (caso opte por usar) o sal e a farinha. Misture-os à massa até incorporar. Adicione as nozes e mexa usando uma espátula de silicone ou plástico. Derrame a massa na assadeira e alise a superfície com a espátula (eu untei bem as forminhas para muffin e coloquei uma colher de sopa rasa de massa dentro de cada).
Asse por 30 a 33 minutos ou até que o topo esteja menos brilhante - espete uma faca bem fininha no centro do brownie e ela deverá sair limpa.
Retire do forno e deixe esfriar completamente. Retire os brownies da forma e sirva (rendeu 23 bolinhos).
(Dica da Patrícia Scarpin, para quem quiser usar uma forma: Vire o brownie sobre uma tábua, retire o papel alumínio, inverta-o novamente e corte os pedacinhos – achei que fazer isso arruinaria a superfície dos brownies. Ao invés, preferi usar pedaços mais longos de papel alumínio que formaram “alças” para fora da forma. Retirei puxando as alças, coloquei sobre uma tábua e cortei os quadradinhos, retirando com cuidado o papel alumínio ao cortar. Corte em quadradinhos.).

Na NOVA cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP