quinta-feira, 14 de outubro de 2010

Segredinho... onde achar fava de baunilha em Brasília

Depois de pesquisar, pesquisar, descobri: tem fava de baunilha em Brasília, no mercadinho La Palma.
Nunca experimentei, acho um pouco caro também, R$ 6,00 a unidade.
Quero comprar uns potinhos para poder fazer um Creme Brulée e as favas serão as convidadas de honra!

terça-feira, 12 de outubro de 2010

Segredinho... Torta Mousse de chocolate

Depois de ter colocado na receita anterior o link para o site da Nestlé me dei conta de uma coisa que me deixou abismada!
Ao ler direitinho as instruções da divulgação li uma preciosa dica, e pensei: "Isso merece um post!".
Se adicionarmos gelatina ela fica mais consistente, para uma Torta Mousse de chocolate.
Provei recentemente uma torta que era assim: base fininha de brownie, mousse de chocolate e uns enfeitinhos por cima. A mousse tinha o gosto exato dessa da Nestlé, agora descobri o segredinho deles! E vai entrar pra minha listinha de coisas a testar!
Estou me sentindo uma caçadora de mitos culinários! (boba!!!)

domingo, 10 de outubro de 2010

Segredinho... brigadeiros e Chocolate Belga

Aqui em Brasília está a maior onda "Chocolate Belga" que já vi.
Por enquanto eu só vi, ainda não provei, mas deve ser bom! Um monte de confeitarias exaltam isso em suas propagandas.
Aí que saiu um post no Rainhas do Lar, chamado "O melhor brigadeiro do mundo", falando sobre os brigadeiros da Helena Gasparetto. E não é que o tal chocolate Belga tá lá de novo???
Tudo bem que os brigadeiros dão água na boca, bem como os da Puro Brigadeiria, que toda vez que a Dani divulga eu sinto um revertério, mas ainda não tive a honra de experimentar.
Onde está o segredinho? Tá nos comentários do outro post de referência, onde a Helena Gasparetto não dá a receita (ah, que peninha!) mas deu uma dica: "1) MEUS BRIGADEIROS SÃO FEITOS COM CHOCOLATE BELGA, DA CALLEBAUT: USO O EM PÓ, E também EM BARRA, MEIO AMARGO, DERRETIDO. 2) O GRANULADO ESCURO, IRREGULAR, É DA CALLEBAUT. 3) O granulado compridinho, ao leite é da KOPENHAGEN!Compra-se nas lojas Kopenhagen, a granel (cerca de $ 80,00 o QUILO) Mas o importante, gente, não é só o granulado, viu? É, sim, a receita no seu resultado FINAL, com ingrediente4s de alta qualidade, como os que utilizo. Na minha coluna, dou receita de brigadeiros bicolores: www.sitegourmet.com.br".
Depois, o pessoal deu umas dicas de onde comprar: Central do sabor, de São Paulo. No site não consta o chocolate em pó, mas tem o chocolate em gotas (parece!) que sai a aproximadamente R$ 61,00 o pacote, com 2,5kg.
Sai mais caro, mas não absurdamente superior como eu imaginava, pelos preços inflacionados das confeitarias daqui de Brasília.
Alguém já fez? Tem alguma dica pra nos ajudar nessa busca?

Torta mousse de chocolate com pão de ló de amêndoas

Fiz um pão-de-ló muito especial para o bolo do aniversário da nossa fofíssima Jade.
O tema da festa era "A turma da Mônica". O bolo foi recheado e coberto com mousse de chocolate e ao redor do papel arroz do centro do bolo eu fiz várias florzinhas com chantilly branco, com o centro formado por bolinhas de Choco Power Ball em amarelo e rosa.
Realmente a minha memória está precisando de um aditivo rsrsrsrs. Mais uma receita sem foto! Mas ainda existe uma esperança, pois vou pedir pro cumpadi Marcelo uma fotinha para ilustrar o post! (ele me mandou e olha a foto aí... a Mônica ficou moreninha, por conta da cobertura de chocolate)


A massa, recheio e calda são baseadas em receitas de tortas da Fátima Eid, que recebeu as amêndoas e outros aditivos por inspiração minha! rsrsrs
Usei o Mousse Suflair e quem ainda não usou e resiste por achar que não fica bom, um recado: teste uma vez apenas! Gente, é revoltante! Já comi em muita confeitaria bacana com a maior pinta de iguaria! É como o tal falso chantilly, feito com emulsificante, que ninguém diz que não é creme de leite! Os confeiteiros são espertinhos, galera! Aí vai...

Pão de ló de amêndoas

Ingredientes:
- 6 ovos;
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado;
- 1/2 xícara (chá) de água;
- 2 colheres (sopa) de óleo (usei de Canola);
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó;
- 1/4 xícara rasa (chá) de amêndoas (depois de medir eu ralei as amêndoas).

Modo de preparo:
Bata os ovos com o açúcar na batedeira até crescer. Em uma outra vasilha, coloque a farinha peneirada e as amêndas raladas, mexendo bem. Coloque a água e o óleo para ferver e junte aos ovos na batedeira alternando com a farinha de trigo. Por último, misture delicadamente o fermento.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus em uma forma redonda de 27cm (usei uma de 25cm com fundo removível e ficou um lindo e alto bolo), untada e enfarinhada. Use o teste do palito para saber o ponto.
Com a massa ainda morna, desenforme e reserve.


Calda para regar a torta


Ingredientes:
- 4 colheres (sopa) de leite condensado;
- 1 1/2 xícara (chá) de leite;
- 1/2 colher (sopa) de aroma de amêndoas.

Modo de preparo:
Misture tudo e reserve em geladeira.

Recheio de mousse de chocolate modificado

Ingredientes:
- Pó para Mousse Suflair comprado pronto, preparado como as instruções da embalagem;
- meio pote de Nutella;
- 200g de chocolate ao leite Nestlé;
- um pouco de creme de leite gelado sem soro.

Modo de preparo:
Não fiquem com raiva de mim com as medidas, foi na intuição mesmo!
Eu preparei a mousse como a embalagem, mas, como também estava muuuuito quente, me preocupei se daria certo usar a mousse apenas. Levei a mousse para a geladeira e comecei a saga do firmar a mousse, já que conhecia a estabilidade desse produto e confiei que daria certo! Sim, muitas vezes a gente tem que confiar e seguir adiante! rsrsrsrs
Derreti o chocolate no microondas e adicionei umas duas colheres de sopa de creme de leite gelado sem soro, mexendo bastante. Ficou uma ganache firme. Voltei a mousse para a batedeira, adicionando a Nutella e depois a ganache. Coloquei para bater por uns 2 minutos, na velocidade baixa. Voltou para a geladeira.

Como montar a torta...

Corte a massa ao meio, ou em três partes, como preferir. Como era um bolo para crianças, achei melhor ter menos recheio, então, cortei ao meio.
Regue bem com a calda, com o auxílio de uma colher. Quando absorver, coloque a mousse gelada. Coloque a outra parte do bolo. Cortei o tampo do bolo para nivelar (uns 2cm de altura) e não ficar muito alto (porque usei uma forma um pouco menor que o recomendado)*.
Regue o topo, aguarde absorver e cubra com a mousse.
Coloque o papel arroz e faça flores de chantily. Eu coloquei no centro de cada florzinha uma bolinha de Choco Power Ball e depois de um tempo, algumas das flores ficaram manchadas por causa do corante em contato com o chantily. Acho que fazer as flores e colocar na geladeira para só depois colocar as bolinhas ficaria melhor.

* Reserve esse tampo, embale bem com papel filme e congele. Quando tiver com vontade de comer uma torta, tire a massa do freezer, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Monte uma mini torta da mesma forma que a grande, numa forma para pão de mel com fundo removível. Fica um charme e uma delícia!!!

Na NOVA cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP