terça-feira, 12 de outubro de 2010

Segredinho... Torta Mousse de chocolate

Depois de ter colocado na receita anterior o link para o site da Nestlé me dei conta de uma coisa que me deixou abismada!
Ao ler direitinho as instruções da divulgação li uma preciosa dica, e pensei: "Isso merece um post!".
Se adicionarmos gelatina ela fica mais consistente, para uma Torta Mousse de chocolate.
Provei recentemente uma torta que era assim: base fininha de brownie, mousse de chocolate e uns enfeitinhos por cima. A mousse tinha o gosto exato dessa da Nestlé, agora descobri o segredinho deles! E vai entrar pra minha listinha de coisas a testar!
Estou me sentindo uma caçadora de mitos culinários! 

domingo, 10 de outubro de 2010

Torta mousse de chocolate com pão de ló de amêndoas

Fiz um pão-de-ló muito especial para o bolo do aniversário da nossa fofíssima Jade.
O tema da festa era "A turma da Mônica". O bolo foi recheado e coberto com mousse de chocolate e ao redor do papel arroz do centro do bolo eu fiz várias florzinhas com chantilly branco, com o centro formado por bolinhas de Choco Power Ball em amarelo e rosa.
Realmente a minha memória está precisando de um aditivo rsrsrsrs. Mais uma receita sem foto!
A massa, recheio e calda são baseadas em receitas de tortas da Fátima Eid, que recebeu as amêndoas e outros aditivos por inspiração minha! rsrsrs
Usei o Mousse Suflair e quem ainda não usou e resiste por achar que não fica bom, um recado: teste uma vez apenas! Gente, é revoltante! Já comi em muita confeitaria bacana com a maior pinta de iguaria! É como o tal falso chantilly, feito com emulsificante, que ninguém diz que não é creme de leite! Os confeiteiros são espertinhos, galera! Aí vai...

Pão de ló de amêndoas

Ingredientes:
- 6 ovos;
- 1 1/2 xícara (chá) de açúcar refinado;
- 1/2 xícara (chá) de água;
- 2 colheres (sopa) de óleo (usei de Canola);
- 1 1/2 xícara (chá) de farinha de trigo;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó;
- 1/4 xícara rasa (chá) de amêndoas (depois de medir eu ralei as amêndoas).

Modo de preparo:
Bata os ovos com o açúcar na batedeira até crescer. Em uma outra vasilha, coloque a farinha peneirada e as amêndas raladas, mexendo bem. Coloque a água e o óleo para ferver e junte aos ovos na batedeira alternando com a farinha de trigo. Por último, misture delicadamente o fermento.
Leve ao forno pré-aquecido a 180 graus em uma forma redonda de 27cm (usei uma de 25cm com fundo removível e ficou um lindo e alto bolo), untada e enfarinhada. Use o teste do palito para saber o ponto.
Com a massa ainda morna, desenforme e reserve.


Calda para regar a torta


Ingredientes:
- 4 colheres (sopa) de leite condensado;
- 1 1/2 xícara (chá) de leite;
- 1/2 colher (sopa) de aroma de amêndoas.

Modo de preparo:
Misture tudo e reserve em geladeira.

Recheio de mousse de chocolate modificado

Ingredientes:
- Pó para Mousse Suflair comprado pronto, preparado como as instruções da embalagem;
- meio pote de Nutella;
- 200g de chocolate ao leite Nestlé;
- um pouco de creme de leite gelado sem soro.

Modo de preparo:
Não fiquem com raiva de mim com as medidas, foi na intuição mesmo!
Eu preparei a mousse como a embalagem, mas, como também estava muuuuito quente, me preocupei se daria certo usar a mousse apenas. Levei a mousse para a geladeira e comecei a saga do firmar a mousse, já que conhecia a estabilidade desse produto e confiei que daria certo! Sim, muitas vezes a gente tem que confiar e seguir adiante! rsrsrsrs
Derreti o chocolate no microondas e adicionei umas duas colheres de sopa de creme de leite gelado sem soro, mexendo bastante. Ficou uma ganache firme. Voltei a mousse para a batedeira, adicionando a Nutella e depois a ganache. Coloquei para bater por uns 2 minutos, na velocidade baixa. Voltou para a geladeira.

Como montar a torta...

Corte a massa ao meio, ou em três partes, como preferir. Como era um bolo para crianças, achei melhor ter menos recheio, então, cortei ao meio.
Regue bem com a calda, com o auxílio de uma colher. Quando absorver, coloque a mousse gelada. Coloque a outra parte do bolo. Cortei o tampo do bolo para nivelar (uns 2cm de altura) e não ficar muito alto (porque usei uma forma um pouco menor que o recomendado)*.
Regue o topo, aguarde absorver e cubra com a mousse.
Coloque o papel arroz e faça flores de chantily. Eu coloquei no centro de cada florzinha uma bolinha de Choco Power Ball e depois de um tempo, algumas das flores ficaram manchadas por causa do corante em contato com o chantily. Acho que fazer as flores e colocar na geladeira para só depois colocar as bolinhas ficaria melhor.

* Reserve esse tampo, embale bem com papel filme e congele. Quando tiver com vontade de comer uma torta, tire a massa do freezer, deixe em temperatura ambiente por 30 minutos. Monte uma mini torta da mesma forma que a grande, numa forma para pão de mel com fundo removível. Fica um charme e uma delícia!!!

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP