quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Pão de forma caseiro


No blog La Cucinetta existem várias receitas de pães.
Algumas delas me deixaram bem interessadas (muitas, para ser sincera), mas como usam medidas que necessitam de balança de precisão (que ainda não tenho), são inviáveis.
A dona do blog, Ana Elisa, comentou esse pão como o pão de forma definitivo... não pude resistir...
Alterei um pouco a receita-base, trocando 1 xícara de farinha por uma xícara de farinha de aveia, para deixar um pouco mais nutritivo. Acrescentei um sachê de Pão Certo, para testar.
Gostei bastante do resultado, embora tenha ficado um pouco esfarelento quando colocado na torradeira.
O sabor é muito bom, mas é pesado, só dá para comer uma fatia.

Pão de forma caseiro (tirado daqui)

Ingredientes:
- 5 xícaras de farinha de trigo + 3 colheres de sopa (usei 4 xícaras de farinha e 1 de farinha de aveia);
- 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (mais ou menos 1/2 xícara) - usei derretida;
- 4 g de fermento biológico seco (1/3 do envelope de 10g) - usei 1 colher de sobremesa;
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 1 colher (chá) de sal;
- 2 xícaras de leite integral morno;
- um sachê de Pão Certo.

Modo de preparo:
Aqueça um pouco o leite. Em uma tigela, coloque as 5 xícaras de farinha (de trigo e aveia), o sal, o açúcar, o fermento, o Pão Certo e a manteiga. Misture bem com uma colher de pau.
Junte o leite morno aos poucos, misturando com a colher até começar a formar uma massa. Se depois de a massa ter absorvido toda a farinha, ela ainda estiver grudenta demais para segurá-la com as mãos, vá acrescentando uma a uma as colheres de farinha adicionais e amassando com as mãos, até que ela comece a desprender-se da tigela (usei a batedeira planetária e não precisei dessas 3 colheres de farinha).
Polvilhe um punhado de farinha em uma mesa ou na pia limpa e sove a massa vigorosamente. Ela grudará bastante nas mãos no começo, mas depois de uns 5 minutos ficará lisa e uniforme, e não grudará mais (não aconteceu isso, ela ficou ótima ao sair da batedeira, nem sovei na mesa, usei a vasilha mesmo, com um pouco mais de farinha).
Coloque-a em uma tigela limpa untada com óleo/azeite e gire a massa para cobri-la com a película de óleo. Cubra com um pano e deixe dentro do forno apagado com a luz acesa por 30 minutos (eu coloquei em vasilha de batedeira alta, cobri com um papel filme e deixei descansando). A massa dobrará de tamanho.
Volte a massa para a mesa ou pia levemente enfarinhada (fiz isso na própria vasilha), soque-a e sove novamente, por 1 minuto, para tirar-lhe o ar. Deixe-a num formato alongado, que caiba no fundo de uma forma de bolo inglês de mais ou menos 11 x 28cm. Unte a forma com óleo/azeite e um pouco de farinha, coloque ali sua massa, cubra com o pano (ihhh, esqueci de por o pano, mas ela cresceu um pouco...) e deixe descansar em lugar sem vento por mais 30 minutos. Enquanto ela dobra de tamanho novamente, pré-aqueça seu forno a 220°C.
Retire o pano e leve ao forno quente por 45 minutos (lembre-se de não bater a porta do forno nem abri-la antes de terminado o tempo). Desenforme com cuidado (ele deve sair fácil) e deixe esfriar completamente antes de servir, pois a casca amolecerá neste tempo.

Brownies triplos


Quando vi a foto desse brownie no site da Patrícia Scapin me enchi de vontade de fazê-lo!
Há um mês tinha comprado os três tipos de chocolate, pensando nessa receita.
Fiz ontem à noite e fui um sucesso aqui em casa!
Tudo bem que pesa a consciência, porque é muuuito chocolate e muuita manteiga, mas valeu matar a vontade. Se vou fazer de novo? Talvez, só se usar menos de tudo ;)

Brownies triplos

Ingredientes:
- 3/4 xícara + 1 colher (sopa) - 185g - de manteiga sem sal (usaria 100g na próxima);
- 185g de chocolate amargo picado;
- 3 ovos;
- 1 1/4 xícaras (250g) de açúcar (usei mascavo);
- 1 colher (chá) de essência de baunilha;
- 2/3 xícara (94g) de farinha de trigo;
- 1/2 xícara (45g) de cacau em pó sem adição de açúcar;
- 1 pitada de sal;
- 3/4 xícara (116g) de chocolate branco em pedaços graúdos;
- 3/4 xícara (116g) de chocolate ao leite em pedaços graúdos.

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180ºC; forre uma forma quadrada de 20cm com papel alumínio, deixando sobrar para fora da forma, formando “alças”. Unte o papel com manteiga e reserve.
Coloque a manteiga e o chocolate amargo numa panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo até derreterem (usei banho-maria). Retire do fogo e deixe esfriar.
Junte os ovos, o açúcar e a baunilha na tigela grande da batedeira e bata até obter um creme claro. Usando uma espátula de borracha/silicone, misture os ingredientes derretidos.
Peneire a farinha, o cacau e o sal sobre o creme de chocolate e misture com a espátula. Acrescente os chocolates branco e ao leite picados e misture bem. Despeje na forma preparada e leve ao forno por 35-40 minutos ou até a superfície firmar. Se você assar demais a consistência do brownie ficará totalmente diferente.
Deixe esfriar, remova da forma com a ajuda das “alças” de papel alumínio e corte em quadradinhos.

* Dica importante: deixe esfriar completamente antes de cortar, de preferência horas e horas depois de assado, senão fica quebradiço. Eu não esperei muito e ficou meio irregular.

Pizza com massa temperada


Fiquei impressionada com a quantidade de feeds marcados com estrelinhas no meu Google Reader.
Bateu uma agonia e fui para a cozinha começar os testes.
Comecei a missão pós-folia com algumas receitas novas.
Como o meu fogão está entregando os pontos, a lentidão não ajudou e o jantar foi servido lá pelas 23h, mas tudo bem, valeu a pena.
A pizza ficou muito boa só com a mussarela e o orégano, temperadinha. Nem coloquei muito recheio, porque o brownie triplo já foi um excesso beeem considerável.
Dá para abrir a massa sem dificuldade e sem muita sujeira, porque como é pouca, sovei na vasilha da batedeira. Super fácil e prático!

Pizza com massa temperada (tirada daqui)

Ingredientes da massa:
- 1 xícara de água (morna);
- 3 xícaras de farinha de trigo (peneiradas);
- 1 colher (chá) de sal;
- 2 colheres (sopa) de azeite;
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 2 colheres (chá) de fermento biológico seco;
- 1 colher (chá) de alho amassado (usei frito - industrializado);
- 2 colheres (chá) de queijo parmesão ralado;
- 1/2 colher (chá) de tempero italiano (como não sei o que é isso, não usei);
Recheio:
- a gosto: usei apenas molho de tomate, mussarela e orégano.

Modo de preparo:
Misture os ingredientes sólidos nesta ordem: farinha, sal, açúcar, queijo, alho e fermento. Misture bem. Adicione o azeite e a água morna até dar liga (nessa hora eu coloquei na batedeira planetária com pá para massas pesadas e deixei formar uma bolinha, depois sovei um pouco mais com as mãos). Cubra com filme plástico e deixe crescer por 1h. Divida a massa em duas, amasse um pouco e abra em duas formas para pizza grande, untadas com óleo. Deixe crescer mais 40 min - 1h*. Você pode preassar a massa e rechear, ou fazer como eu fiz, recheando e colocando para assar de uma vez. A ordem é primeiro o molho e depois o recheio. Assei em forno preaquecido a 230 graus, por aproximadamente 10-15 minutos.
* - o tempo de crescimento vai depender da temperatura da sua cozinha e do tempo disponível para preparo. A referência é deixar dobrar o tamanho.

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2010

Como comprar acessórios para muffins e cupcakes?

Posso me considerar prestigiada por morar na capital federal e ter acesso, nessa área culinária, a muitas opções.
Confesso que por não ser uma confeiteira profissional e trabalhar com quantidades pequenas, recorro normalmente às lojas mais próximas ou às que já conheço e que têm uma boa relação custo-benefício. Porém, tenho percebido que as lojas tendem a vender sempre os mesmos produtos, com pouquíssimas exceções.
Já que não temos uma Chocolândia por aqui, compro mais na Casa do Chocolate, no Rei das Embalagens, na Estação das Embalagens e mais recentemente na A Festiva.
Muitas pessoas falam do Taguacenter e das pechinchas que são encontradas por lá, mas ainda não vi in loco.
Na internet, tenho acompanhado com curiosidade a Barra Doce e hoje vi que a Celebrate abriu o site para vendas. Ainda não comprei por eles, mas pretendo fazê-lo, pois essa restrição de produtos é bem chata!


Essa semana quis comprar um cortador com letras para colocar nos mini muffins, mas não achei em lugar nenhum.
As forminhas de papel, especiais para muffins e mini muffins, também não existem por aqui. O máximo é conseguir brancas, azuis e rosas. As estampadinhas e os wrappers, nem sonhando.
Há um tempo, vi alguns suportes para mini muffins a venda, mas ultimamente sumiram...
É, acho que está chegando a hora de fazer algumas compras online, não por opção, mas pela falta.
Tenho visto boas referências nesse universo de blogs sobre culinária citando a Barra Doce, que entrega em todo o Brasil e tem sempre promoções e novidades.
Quem tiver alguma dica sobre a comercialização desses artigos aqui em Brasília e quiser opinar, por favor fique à vontade!

Fotos de muffins extraídas do site da Wilton e foto do suporte de sacos de confeitar retirada do site da Barra Doce.

Na NOVA cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP