domingo, 13 de setembro de 2009

Cheesecake de morango

Sempre gostei de cheesecake, não que eu tenha comido muitos na minha vida, mas sempre gostei. Desde os que são feitos de ricota aos que são feitos com creamcheese. Fiz uma colcha de retalhos (acho mais simpático chamar assim do que de um Frankenstein) e não é que deu certo e ficou bom? Aí vai... 




Cheesecake de morango 

Ingredientes 
Massa (extraída de uma embalagem de Biscoito Maizena Marilan) 
- 200g de Biscoito de Maizena; 
- 150g de manteiga ou margarina (usei margarina culinária). 

Recheio (adaptada de uma receita do Daniel Bork) 
- 2 embalagens (300g) de cream cheese Philadelphia; 
- 2 caixinhas pequenas de creme de leite; 
- 4 colheres (sopa) de açúcar refinado peneirado; 
- 1 colher (chá) de essência de baunilha (como não tinha, fiz com Açúcar de Baunilha Mix); 
- 1 sachê de gelatina incolor e sem sabor; 
- 4 colheres (sopa) de água filtrada. 

Cobertura 
A incomparável geléia de morangos da Vovó Tetê (minha mãe Terezinha). 
Quem não tiver geléia caseira, pode substituir por goiabada derretida com um pouco de água, mas já fria, ou por uma geléia de boa qualidade, com pedaços de fruta, ou calda de chocolate.

Modo de preparo 
Massa 
Processe o biscoito até obter uma farofa. Acrescente a manteiga ou margarina gelada, cortada em cubos, e processe mais um pouco. Coloque essa farofa úmida na forma de aro removível pequena (em torno de 22cm de diâmetro) e pressione, para dar liga e cobrir o fundo da forma. Para finalizar, pressionei e alisei com um garfo. Eu não usei toda a massa. Sobrou 1/3 aproximadamente. Leve ao forno preaquecido a 180º por 5 minutos. 
Espere esfriar completamente e reserve. 

Recheio 
Bata no liquidificador (ou processador) o queijo cremoso, o creme de leite, o açúcar, a essência de baunilha e a gelatina hidratada com a água e dissolvida em banho-maria ou microondas (usei 10 segundos no microondas). Coloque essa mistura sobre a massa já fria e leve à geladeira por uma hora e meia. 
Cobertura 
Depois do recheio já ter endurecido, cubra com a geléia e leve novamente à geladeira por pelo menos mais 45 minutos, ou até a hora de servir.

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP