sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Bem-casados perfeitos!


Gente, achei a receita de bem-casados que sempre procurei.
Eu e a Tati (minha irmã) sempre gostamos de bem-casados, tanto que quando uma vai a um casamento e a outra não, existe um "pacto" de a que foi pegar um bem-casado para a que não foi (a gula também contribui um pouquinho...).
Mesmo gostando muito da receita da Fátima Eid, ainda não era "O" bem-casado dos meus sonhos...
Daí, folheando as revistinhas da Nestlé, vi um quadrinho minúsculo que fazia propaganda da receita deles, que poderia ser acessada pela internet. Fui conferir e achei que poderia dar certo, e deu!
Ficou muito, muito bom! Uma massa bem fofinha que recebeu bem a calda e o açúcar, formando uma fininha camada doce, com uma textura sem igual! Vamos combinar que é um trocinho trabalhoso, mas é tão gostosinho...
Cortei com cortador de sanduíche em formato de flor, pois pretendia banhá-los e decorá-los, mas depois arrisquei tentar com a calda tradicional (sou geminiana, lembrem-se!).
Rendeu 12 bem-casados em formato de flor e um mini bem-casado em formato de coração.
Mesclei os ingredientes com a receita da Fátima Eid e ficou assim...


Bem-casados

Ingredientes da massa:
- 4 ovos grandes (gemas peneiradas);
- 4 colheres (sopa) de açúcar;
- 1 colher (chá) de fermento em pó;
- 7 colheres (sopa) de farinha de trigo;
- 1/2 colher (chá) de aroma de baunilha ou de aroma de manteiga (inclusão minha).

Ingredientes da calda:
- 1/2 xícara (chá) de água;
- 1 xícara (chá) de açúcar cristal.

Recheio:
- 1/2 lata de doce de leite Itambé pastoso.

Cobertura:
- açúcar Glaçúcar.

Para embalar (embalagem tradicional):
- folha de papel celofane incolor ou papel chumbo;
- papel crepom;
- fita de cetim.


Modo de preparo:

Massa:
Bata os ovos inteiros e o açúcar, por 10 minutos, até obter uma massa de consistência leve e fofa. Junte o fermento e desligue a batedeira. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo levemente com um batedor de arame.
Com uma colher (sobremesa) vá pingando porções da massa em assadeira untada generosamente e enfarinhada, deixando espaço entre elas. Se preferir (como é o meu caso), coloque a massa por inteira num tabuleiro grande, procurando deixá-la de altura uniforme.
Asse em forno médio-alto (200ºC), até ficar firme e levemente dourado. Retire da assadeira ainda quente e reserve. Se usar a massa inteira, vire-a com cuidado sobre uma mesa e corte com o cortador do formato de sua preferência (quadrado, redondo ou com formas).

Recheio:
Coloque o doce de leite em um recipiente e mexa bem com uma colher. Pegue uma parte de massa já assada, espalhe o Doce de Leite com uma espátula e coloque outra parte sobre a primeira, formando um sanduíche. Repita com o restante da massa.
Se preferir, pode acrescentar nozes moídas ou chocolate em pó (duas colheres para cada lata de doce).

Calda:
Junte em uma panela e leve ao fogo o açúcar e a água, sem mexer. Deixe cozinhar até ficar um ponto de fio ralo (aproximadamente 5 minutos). Espere amornar e passe os bem-casados (já recheados e unidos). Coloque-os numa grelha e passe o açúcar de confeiteiro Glaçúcar peneirado na hora, nos dois lados. Espere secar e embrulhe-os com papel chumbo ou papel celofane.

Dica de congelamento da Nestlé:
Congele-os sem passá-los pela calda. Depois de unir os biscoitos com o Doce de Leite, envolva-os um a um em filme plástico, etiquete e congele. Para descongelar, retire da embalagem e deixe em temperatura ambiente por aproximadamente 4 horas. A seguir, banhe-os na calda.

Dica de embalagem:
Antes de embalar, prepare o papel, cortando o celofane e o crepom em tantos quadrados de 20 cm quantos forem os bem-casados. Depois de secos, embrulhe -os doces primeiro com papel celofane, depois com o crepom. Arremate com um laço de fitilho de cetim.
Uma outra opção é comprar em lojas de artigos para festa um kit que já vem com os papéis e o celofane cortados. Facilita bastante.
Depois de tudo pronto, pode colar um cartãozinho com o nome do casal e agradecimento pela presença com cola quente.
Existem muitos sites e revistas com outras sugestões de embalagem, vale a pena pesquisar.

Biscoitos amanteigados



Esta receita é de uns 20 anos atrás... é daqueles livrinhos promocionais que vinham em kits de produtos.
Chamava-se "12 receitas Maizena para a sua sobremesa"e eu achava o máximo, pois era interativo. Criatividade simples de antigamente, coisas que a modernidade congelou, a meu ver.
A receita rende muito, usei todas as formas daqui de casa, formas de pizza, de bolo, todas serviram como assadeira. A pia ficou enorme, mas foi uma volta aos velhos tempos (me remeteu às latas e mais latas de biscoitos confeitados que a vovó Sophia fazia no Natal) e também um teste dos cortadores novos de biscoitos que compramos, das nossas habilidades de pintura e da criatividade da família.
Dividi a receita em três partes, a partir da massa base: biscoitos de Natal confeitados/tingidos com chocolate branco colorido (com corante próprio para chocolate) e cobertos com confeitos e açúcar colorido; biscoitos recheados (juntei uma parte vazada com uma parte normal em formato de estrela e recheei com Nutella) e biscoito em formato de palitinhos (ia banhá-los como sugestão da Patrícia, mas a consciência pesou e desisti).
Confesso que achei um completo luxo a Júlia levar para a escola biscoitos recheados caseiros! E no dia em que levou os de Natal fez o maior sucesso, vários coleguinhas pediram um teco... fofos!!
E o mais legal de tudo: um momento Mastercard... quando estávamos cortando os biscoitos ela pediu que eu ensinasse tudo o que sabia fazer pra ela, pois assim, quando ficasse grande, poderia ensinar para a filha também... como achei lindo! Isso não tem preço!
Nem preciso dizer que a montanha de biscoitos não durou três dias... pac family!




Biscoitos amanteigados

Ingredientes:
- 1 1/2 xícara (chá) de Maizena;
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada;
- 1 xícara (chá) de açúcar refinado peneirada;
- 1 1/2 xícara (chá) de manteiga (pesou a consciência, mas coloquei);
- 2 ovos (gemas peneiradas);
- 1 colher (chá) de fermento (inclusão minha);
- 1 colher (chá) de essência de baunilha branca Mix (inclusão minha);
- 1 pitada de sal (inclusão minha).

Modo de preparo:
Bata bem a manteiga com o açúcar.
Junte os ovos e a essência e bata até ficar cremoso.
Acrescente a maizena, a farinha, o sal e o fermento.
Faça bolinhas ou abra com um rolo e corte com cortador de biscoitos.
Coloque em forma untada e enfarinhada, com um pequeno espaço entre os biscoitos.
Leve ao forno de 180 graus até dourar.

Na NOVA cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP