sexta-feira, 2 de outubro de 2009

Bem-casados perfeitos!


Gente, achei a receita de bem-casados que sempre procurei. Eu e a Tati (minha irmã) sempre gostamos de bem-casados, tanto que quando uma vai a um casamento e a outra não, existe um "pacto" de a que foi pegar um bem-casado para a que não foi (a gula também contribui um pouquinho...). Mesmo gostando muito da receita da Fátima Eid, ainda não era "O" bem-casado dos meus sonhos... Daí, folheando as revistinhas da Nestlé, vi um quadrinho minúsculo que fazia propaganda da receita deles, que poderia ser acessada pela internet. Fui conferir e achei que poderia dar certo, e deu! Ficou muito, muito bom! Uma massa bem fofinha que recebeu bem a calda e o açúcar, formando uma fininha camada doce, com uma textura sem igual! Vamos combinar que é um trocinho trabalhoso, mas é tão gostosinho... Cortei com cortador de sanduíche em formato de flor, pois pretendia banhá-los e decorá-los, mas depois arrisquei tentar com a calda tradicional (sou geminiana, lembrem-se!).
Rendeu 12 bem-casados em formato de flor e um mini bem-casado em formato de coração. Mesclei os ingredientes com a receita da Fátima Eid e ficou assim... 


Bem-casados 

Ingredientes da massa: 
- 4 ovos grandes (gemas peneiradas); - 4 colheres (sopa) de açúcar; - 1 colher (chá) de fermento em pó; - 7 colheres (sopa) de farinha de trigo; - 1/2 colher (chá) de aroma de baunilha ou de aroma de manteiga (inclusão minha). Ingredientes da calda: - 1/2 xícara (chá) de água; - 1 xícara (chá) de açúcar cristal. 

Recheio: - 1/2 lata de doce de leite Itambé pastoso. 

Cobertura: - açúcar Glaçúcar. 

Para embalar (embalagem tradicional): 
- folha de papel celofane incolor ou papel chumbo; - papel crepom; - fita de cetim. 

Modo de preparo: 
Massa: Bata os ovos inteiros e o açúcar, por 10 minutos, até obter uma massa de consistência leve e fofa. Junte o fermento e desligue a batedeira. Acrescente a farinha aos poucos, mexendo levemente com um batedor de arame. Com uma colher (sobremesa) vá pingando porções da massa em assadeira untada generosamente e enfarinhada, deixando espaço entre elas. Se preferir (como é o meu caso), coloque a massa por inteira num tabuleiro grande, procurando deixá-la de altura uniforme. Asse em forno médio-alto (200ºC), até ficar firme e levemente dourado. Retire da assadeira ainda quente e reserve. Se usar a massa inteira, vire-a com cuidado sobre uma mesa e corte com o cortador do formato de sua preferência (quadrado, redondo ou com formas). 

Recheio: Coloque o doce de leite em um recipiente e mexa bem com uma colher. Pegue uma parte de massa já assada, espalhe o Doce de Leite com uma espátula e coloque outra parte sobre a primeira, formando um sanduíche. Repita com o restante da massa. Se preferir, pode acrescentar nozes moídas ou chocolate em pó (duas colheres para cada lata de doce). Calda: Junte em uma panela e leve ao fogo o açúcar e a água, sem mexer. Deixe cozinhar até ficar um ponto de fio ralo (aproximadamente 5 minutos). Espere amornar e passe os bem-casados (já recheados e unidos). Coloque-os numa grelha e passe o açúcar de confeiteiro Glaçúcar peneirado na hora, nos dois lados. Espere secar e embrulhe-os com papel chumbo ou papel celofane. 

Dica de congelamento da Nestlé: Congele-os sem passá-los pela calda. Depois de unir os biscoitos com o Doce de Leite, envolva-os um a um em filme plástico, etiquete e congele. Para descongelar, retire da embalagem e deixe em temperatura ambiente por aproximadamente 4 horas. A seguir, banhe-os na calda. Dica de embalagem: Antes de embalar, prepare o papel, cortando o celofane e o crepom em tantos quadrados de 20 cm quantos forem os bem-casados. Depois de secos, embrulhe -os doces primeiro com papel celofane, depois com o crepom. Arremate com um laço de fitilho de cetim. Uma outra opção é comprar em lojas de artigos para festa um kit que já vem com os papéis e o celofane cortados. Facilita bastante. Depois de tudo pronto, pode colar um cartãozinho com o nome do casal e agradecimento pela presença com cola quente. Existem muitos sites e revistas com outras sugestões de embalagem, vale a pena pesquisar.

Biscoitos amanteigados

Esta receita é de uns 20 anos atrás... é daqueles livrinhos promocionais que vinham em kits de produtos. Chamava-se "12 receitas Maizena para a sua sobremesa"e eu achava o máximo, pois era interativo. Criatividade simples de antigamente, coisas que a modernidade congelou, a meu ver. A receita rende muito, usei todas as formas daqui de casa, formas de pizza, de bolo, todas serviram como assadeira. A pia ficou enorme, mas foi uma volta aos velhos tempos (me remeteu às latas e mais latas de biscoitos confeitados que a vovó Sophia fazia no Natal) e também um teste dos cortadores novos de biscoitos que compramos, das nossas habilidades de pintura e da criatividade da família. Dividi a receita em três partes, a partir da massa base: biscoitos de Natal confeitados/tingidos com chocolate branco colorido (com corante próprio para chocolate) e cobertos com confeitos e açúcar colorido; biscoitos recheados (juntei uma parte vazada com uma parte normal em formato de estrela e recheei com Nutella) e biscoito em formato de palitinhos (ia banhá-los como sugestão da Patrícia, mas a consciência pesou e desisti). Confesso que achei um completo luxo a Júlia levar para a escola biscoitos recheados caseiros! E no dia em que levou os de Natal fez o maior sucesso, vários coleguinhas pediram um teco... fofos!! E o mais legal de tudo: um momento Mastercard... quando estávamos cortando os biscoitos ela pediu que eu ensinasse tudo o que sabia fazer pra ela, pois assim, quando ficasse grande, poderia ensinar para a filha também... como achei lindo! Isso não tem preço! Nem preciso dizer que a montanha de biscoitos não durou três dias... pac family!


 
Biscoitos amanteigados Ingredientes: - 1 1/2 xícara (chá) de Maizena; - 3 xícaras (chá) de farinha de trigo peneirada; - 1 xícara (chá) de açúcar refinado peneirada; - 1 1/2 xícara (chá) de manteiga (pesou a consciência, mas coloquei); - 2 ovos (gemas peneiradas); - 1 colher (chá) de fermento (inclusão minha); - 1 colher (chá) de essência de baunilha branca Mix (inclusão minha); - 1 pitada de sal (inclusão minha). Modo de preparo: Bata bem a manteiga com o açúcar. Junte os ovos e a essência e bata até ficar cremoso. Acrescente a maizena, a farinha, o sal e o fermento. Faça bolinhas ou abra com um rolo e corte com cortador de biscoitos. Coloque em forma untada e enfarinhada, com um pequeno espaço entre os biscoitos. Leve ao forno de 180 graus até dourar.

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP