sexta-feira, 9 de julho de 2010

Momentinho "Não tem preço" com minha filha

A Júlia está de férias e eu não trabalhei hoje à tarde.
Pensamos em ir andar de metrô (sim, nesta casa se cultiva uma vida simples e andar de metrô é um programa!), então sugeri irmos ao Parkshopping, porque sempre os shoppings daqui tem programação infantil de férias.
Ela me perguntou se ela ia brincar de Hamster (hã????). Explicando, entendi o que era: uma bola gigante nas quais as crianças entram e ficam se equilibrando e andando dentro, sobre a água. Teve num outro shopping, há um ou dois anos e a levei. Realmente parece brincadeira de Hamster!!
Mas não, o shopping está com um programa de culinária infantil, Petits Chefs 2010. Mostrei pra ela, dizendo que as crianças hoje fariam biscoitos de chocolate. O diálogo ficou assim:
- Filha, olha que legal! As crianças vão fazer biscoito de chocolate.
- Legal nada! Hum! Fazer biscoito as crianças fazem com as mães delas.
- Mas querida, não é toda mãe que faz biscoito com os filhos. Algumas não sabem.
- Ah, mas você faz. Eu não quero fazer biscoito com esse tio do shopping. Prefiro fazer com você. E o seu biscoito é o mais gostoso do mundo!! (e me abraçou bem forte)
Ai gente, coração de mãe tem que ser forte, não é mesmo???
E não tô enfeitando não, foi assim mesmo. Quem conhece a minha pequenininha sabe que é bem dela esse diálogo marrentinha-fofinha. Fofa!!!
Já que não dá pra brincar de Hamster, foi pra casa da avó brincar com os amiguinhos do bloco e com o cachorrinho. Isso é infância!!
Para as mamães e pros papais que não sabem o que fazer com os filhos nas férias, o Dr. André Bressan (do "Blog do pediatra em casa"), meu companheiro do Planeta Saúde Brasil (tudo bem que tenho andado beeem mais por aqui do que por lá), escreveu um post bem legal, que pode ser acessado por aqui. Fica a dica!


Como fazer: festinha em casa - Parte 2 - Os brigadeiros de colher!!

O meu microondas tem uma tecla "Beijinho de coco", então, confesso a vocês que era esse o caminho para os brigadeiros feitos na minha casa há um tempo.
Assim, como o bolo já tinha desandado, não quis arriscar perder o ponto dos brigadeiros de colher, pois seriam a minha ruína (ai que drama!!).
Resolvi arriscar uma receita da Nestlé, confiando que o trio leite moça + creme de leite + chocolate seria infalível! E foi! Ficou muito bom! Fica mais suave, talvez algumas pessoas achem que lembra muito o sabor do creme de pavê, mas gostei bastante.
Os convidados aprovaram!
Mas nada impede que vocês façam uma massa tradicional de brigadeiro, simplesmente num ponto mais mole. Lembrem-se de tomar o cuidado de esperar amornar-esfriar para colocar nas tacinhas!





Brigadeiros de colher (foto acima, receita e dicas tiradas do site da Nestlé)
Ingredientes:
- 1 lata de LEITE MOÇA®;
- meio tablete de NESTLÉ CLASSIC® Meio Amargo picado;
- 1 caixinha de Creme de Leite NESTLÉ® - Caixinha;
- confeito de chocolate colorido para decorar.

Modo de preparo:
Em uma panela pequena leve ao fogo baixo o LEITE MOÇA® com o Chocolate. Cozinhe mexendo sempre até obter consistência de brigadeiro mole (cerca de 8 minutos). Retire do fogo, acrescente o Creme de Leite NESTLÉ® e misture bem. Espere amornar-esfriar (alteração minha). Distribua em pequenos copos descartáveis (30ml). Espere esfriar e sirva a seguir.
Dicas:
- Este brigadeiro, servido em pequenas porções, é ideal para ser servido em festas ou ainda para aqueles que querem manter uma alimentação equilibrada;
- Se desejar, distribua confeitos de chocolate nos copinhos antes de servir;
- Para fazer o brigadeiro branco, prepare a receita sem acrescentar o Chocolate Meio Amargo.

Como fazer: festinha em casa - Parte 1 - O bolo!!

Não sei se conseguirei postar todas as receitas executadas na festinha da Júlia hoje, então, dividi o post em partes. Por isso "Parte 1".
Imprevistos sempre acontecem e a gente tem que contar com a possibilidade de ocorrerem adversidades. Ser dona de casa e aprendiz de confeiteira nos força a ter jogo de cintura, levantar a cabeça, sacudir a poeira (ou a farinha) e dar a volta por cima.
Comigo foi assim: me organizei para estar em casa por volta das 10h30 da véspera da festa da Jú. Tinha jogo do Brasil às 11h. Acabando o jogo a gente almoçaria e eu começaria a fazer as coisas. Mas não foi bem assim. O Brasil perdeu e eu fiquei abalada! Podem achar frescura, mas fiquei mal.
Mas tive que me esforçar para superar, porque trabalharia no dia seguinte e a festa estava marcada para algumas horas depois da minha saída do trabalho. Assim, fui me "aquecendo" organizando a casa e a cozinha (pois sou um pooouco obsessiva, sabem? Não consigo fazer bagunça numa bagunça, as coisas tem que estar limpas, organizadas, mesmo sabendo que vou repetir o mesmo trabalho depois). Enfim, comecei os preparativos às 17h.
Mas ainda assim as energias estavam carregadas! rsrsrs O bolo, que já tinha feito uma dúzia de vezes, queimou por fora e ficou cru por dentro, fora ter sujado a cozinha toda ao bater. Me deu um desespero! Crise total! Já eram 20h e as coisas assim... esperei o bolo terminar de assar (!!!) e fui fazer os brigadeiros de colher. Meu abençoado marido chegou logo depois, me deu muita força e nem reclamou muito de sair às 22h para comprar mais ovos para o novo pão-de-ló (não só fiz outro bolo como optei por outra receita).
Enfim, esse diário virtual é para dizer que essas coisas acontecem! Infelizmente acontecem, mas a gente tem que superar! Fui dormir de madrugada, umas 2h30, mas deixei tudo pronto. Levantei quatro horas depois, trabalhei até as 12h30, feliz e satisfeita. A diarista-passadeira não pode vir e acabou rolando um atraso básico na hora da festa. Os convidados que chegaram mais cedo foram intimados a ajudar (e o fizeram numa boooa) e no final deu tudo certo.
E como não bastassem todas essas emoções, ainda tenho a alegria em compartilhar essas coisinhas deliciosas com vocês! Amo muito tudo isso! rsrsrs
Voltando ao que interessa... Gostei muito dessa receita, a massa é firme, boa para fatiar e rechear. Pretendo usá-la na íntegra depois. Como acho que vale a pena, coloquei a receita como está no site da Nestlé, com as observações do que não usei e do que substituí. Espero que não fique confuso demais para vocês.



Bolo de aniversário (adaptado do site da Nestlé)


Ingredientes:
Massa
- 8 ovos;
- 1 xícara (chá) de açúcar;
- 1 xícara (chá) de leite;
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 xícara (chá) de castanha-do-pará moída (não usei);
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó;
- manteiga para untar;
- farinha de trigo para polvilhar.

1º recheio
- 1 lata de Creme de Leite NESTLÉ®;
- 1 tablete de NESTLÉ CLASSIC® Meio Amargo (usei metade meio amargo, metade ao leite);
- morangos cortados em pedaços médios (inclusão minha).

2º recheio** (não usei)
- 1 lata de LEITE MOÇA®;
- 1 vidro de leite de coco (200ml);
- 4 gemas.

Cobertura** (não usei)
- 4 claras;
- 1 xícara (chá) de açúcar;
- castanha-do-pará moída, para decorar.

Cobertura
- 2 pacotes de chantilly da Mix, preparados como instruções da embalagem.

Modo de preparo
Massa:
Em uma batedeira, bata os ovos até dobrarem de volume. Adicione o açúcar e bata mais um pouco. Diminua a velocidade da batedeira e adicione o leite. Desligue e adicione a farinha, as castanhas moídas (não usei) e o fermento e misture delicadamente. Despeje em forma redonda (28cm de diâmetro), untada e polvilhada. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Retire do forno e espere amornar. Reserve.
1º recheio:
Recheio de Chocolate: Em uma tigela, aqueça o Creme de Leite NESTLÉ® em banho-maria e misture o Chocolate picado. Mexa até formar um creme homogêneo. Reserve.
Lave bem uma caixinha de morangos, enxugue-os e corte-os em pedaços médios.
2º recheio:** (não usei)
Recheio de Baba de Moça: Em uma panela, misture o LEITE MOÇA® com o leite de coco e as gemas e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Assim que ferver cozinhe por cerca de 1 minuto, para engrossar. Retire do fogo e espere esfriar. Reserve.
Cobertura: ** (não usei)
Em uma panela, misture o açúcar com meia xícara (chá) de água e leve para ferver, sem mexer, até obter uma calda em ponto de fio. Enquanto a calda se forma, bata as claras em neve. Não desligue a batedeira e despeje a calda em fio quando estiver no ponto. Bata até que a tigela da batedeira esfrie.

Montagem do bolo
Instruções da Nestlé: Desenforme e corte o bolo em três partes iguais. Sobre uma das partes, espalhe o recheio de Chocolate e cubra com a outra parte da massa. Espalhe o recheio de baba de Moça e cubra com a ultima parte da massa. Espalhe o marshmallow sobre todo o bolo e cubra com castanha-do-Pará moída.
Como eu fiz: Eu usei uma forma maior, o bolo ficou baixinho e seria impossível parti-lo em três camadas. Fiz dois bolos e recheei ao meio com a ganache em temperatura ambiente e os morangos por cima, regando o bolo antes com uma calda simples de açúcar, água e baunilha.
Se tivesse recheado o bolo em três camadas ao invés de uma acredito que não teria sido necessário regar. Se fizerem como eu, reguem bem, para ficar molhadinho, pois a massa é bem pão de ló mesmo, beem sequinha, boa para fatiar e rechear. Ficou bom, mas eu gostaria de ter regado mais.
Depois de unir as partes, cubra com o chantilly, aplique o papel arroz recortado e comece a confeitagem com o saco de confeitar. Eu acho lindo o trabalho de cesta, que usei nas laterais e é feito assim:


domingo, 4 de julho de 2010

Festinha da Jú em casa

Um dia, se Deus quiser, farei um festão para muitos amigos e todos os queridíssimos familiares.
Como ainda não foi possível, repetimos a dose aniversariante-pais-tios-primos-padrinhos este ano e foi beem legal!
Quase tive um ataque na sexta-feira, porque já estava naquela ressaca moral depois da derrota do Brasil, aí de repente o bolo que já tinha feito várias vezes desandou! 

No perrengue, substituí a pasta de leite ninho pelo chantilly (pela praticidade), mas mesmo assim tive que dormir de madrugada para terminar o bolo. Mas deu tudo certo!
O território escolhido foi a casa dos meus pais e as últimas novidades foram colocadas em prática. Fiz balas de leite, pirulitos, cupcakes (de baunilha com recheio de geléia de morango e cobertura de mousse de chocolate), tacinhas de brigadeiro mole e o bolo. Minha mãe fez beijinhos e brigadeiros. Os salgados foram encomendados na Casa de Biscoitos Mineiros e estavam ótimos!! Na última hora, desisti de fazer o Yakissoba, por pura falta de energia e viabilidade de tempo.
Minha comadre Andréia ficou rindo de mim, dizendo que não se surpreenderia de chegar a uma festa e eu dizer: "Ah, sabe esses balões, fui eu quem fez!". Os planos das festas do Robert e da Jade já começaram!!
Muito obrigada aos meus pais por permitirem a bagunça e pelo grande apoio e ajuda, a D. Mariza por toda a generosidade e auxílio, ao cumpadi Marcelo pelas fotos e a Tati e a cumadi Andréia pelas preciosas habilidades colocadas em prova!

Infelizmente perdi as fotos da festa, então ficou apenas o registro da lembrancinha :

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP