quinta-feira, 24 de junho de 2010

Sumiço temporário

Olá a todos (as)!
Gostaria de agradecer os comentários de vocês, o apoio e essas trocas tão ricas e motivantes, mas infelizmente tenho que comunicar um breve sumiço temporário.
É por uma boa causa... está chegando o aniversário da minha princesinha e eu dei uma pirada esse ano e estou fazendo eu mesma tudo (ou o máximo possível) da festa.
Como os atendimentos na clínica estão normais e tem rolado festinhas de aniversário, festas juninas e Copa, meu tempo livre encurtou significativamente.
Mas prometo voltar depois do dia 05, comentando como foi essa "aventura".
Enquanto isso, não abandonem o blog (rsrsrsrsrs) e votem na enquete, ok?
Abraços....

domingo, 20 de junho de 2010

Pirulitos vermelhinhos de baunilha

Quando bato os olhos em uma receita, percebo na hora se é boa ou não (e essa intuição não costuma falhar).
Isso não tem uma razão lógica, mas quem disse que tudo na vida tem que ter?
Como comentei antes, comprei um termômetro culinário pensando nos pirulitos do blog da Patrícia Scarpin e, hoje, enfim, testei a receita!
Achei uma pena ter demorado tanto tempo! É mega fácil e fica uma delícia, além de lindo!
Eu usei corante vermelho e essência de baunilha, mas podemos usar essência de morango, anis ou limão, combinando, respectivamente, salmão, vermelho, azul e verde. Ficaria um charme, não acham?
A minha filha não gosta de doces (balinhas, pirulitos, chicletes), mas gostou desse pirulito. Pela primeira vez na sua vida (pelo que me lembre) comeu um pirulito do início ao fim! E ainda pediu para levar os restantes para a escola amanhã, para dar aos colegas. Isso pra mim foi sinônimo de sucesso!


Pirulitos (receita daqui)


Ingredientes:
- 1 xícara (200g) de açúcar refinado;
- 1/3 xícara de glucose de milho de cor clara – usei Karo;
- 1/3 xícara (80ml) de água;
- 1-2 gotas de óleo comestível de anis, canela, cravo, limão ou laranja – usei 10 gotas de essência de baunilha branca da Mix;
- gotinhas de corante comestível líquido vermelho, amarelo, azul ou verde - usei 3 gotas de corante vermelho em gel.

Modo de preparo:
Pincele uma placa de mármore ou uma assadeira grande, de beiradas baixas, com óleo (um tabuleiro de alumínio fino ou um salva-bolos são excelentes). Separe pelo menos 1 dúzia de palitinhos de madeira (ou de plástico) para pirulito.
Numa panela pesada, de fundo grosso (importante ter o fundo grosso - usei uma caçarola Tramontina), com capacidade para 2 litros, misture o açúcar, a glucose e a água. Mexa bem para incorporar. Leve ao fogo médio, mexendo ocasionalmente, até ferver. Tampe a panela e ferva por 2-3 minutos. Destampe e acople um termômetro para doces na panela. Aumente o fogo para médio-alto e cozinhe, mexendo de vez em quando, até a temperatura chegar a 143ºC. Se aparecerem cristais de açúcar nas laterais da panela remova-os com um pincel mergulhado em água morna.
Retire a panela do fogo e imediatamente mergulhe o fundo dela numa tigela com água fria para interromper o cozimento,removendo rapidamente para evitar que a mistura esfrie demais (se usar uma panela com fundo fino poderá estragá-la nessa hora). Coloque sobre um pano de prato seco. Junte o sabor e corante da sua preferência.
Logo em seguida, usando uma colher grande de metal (usei uma colher de sopa e foi suficiente), derrame porções de doce sobre a assadeira/pedra preparada, formando círculos de pouco menos de 4cm de diâmetro*. Coloque um palitinho na mistura, girando-o levemente para fixar. Derrame uma gotinha de doce sobre o palito na extremidade dentro do círculo, para prendê-lo firmemente (não fiz isso e deu certo). Deixe os pirulitos em temperatura ambiente até firmarem completamente, cerca de 2 horas.
Quando for tirar do tabuleiro, incline-o um pouco (como fazemos para soltar gelo das forminhas). Facilita a remoção e previne que o pirulito quebre.
Embrulhe cada pirulito em celofane ou papel vegetal/encerado. Guarde num recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 1 mês.

* se a mistura esfriar e ficar difícil de moldar, volte a panela ao fogo médio, mexendo, até que o doce fique macio novamente (30 segundos, mais ou menos).

Rendeu 19 pirulitos.

Meu aniversário!!!!

Ontem foi meu aniversário e, por incrível que pareça, fiquei absolutamente fora da cozinha!
Trabalhei muito essa semana (inclusive ontem de manhã e à tarde), então foi difícil conseguir marcar algo com os amigos e familiares.
Entre um paciente e outro, meu maridão lindo me levou para um almoço especial e como tenho a felicidade de vir de uma família de pessoas animadas e prendadas, a data não passou em branco: meu pai fez pizza (para ser mais exata, 10 pizzas!). A Milene, minha cunhada, fez a torta que mais gosto, dentre as delícias que ela faz: Torta Mousse de Maracujá.
Um dos presentes que recebi foi um utensílio super especial: um maçarico culinário (desse da foto).
Espero estreá-lo em breve! Que mulher perigosa! rsrsrs
Infelizmente não pude convidar muitas pessoas, mas foi ótimo ver meus irmãos, sobrinhos e amigos naquela tagarelice toda!
Obrigada por tudo, gente! Amo vocês!
Muito obrigada às pessoas que não estavam fisicamente presentes, mas se fizeram presente nas ligações, mensagens e recados! Beijos procês!

Na NOVA cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP