sábado, 23 de janeiro de 2010

Técnica de adesivagem*

Na 2a Semana de Valorização da Primeira Infância e Cultura da Paz, que ocorreu em outubro passado, pude participar de uma oficina com o Professor Sassá.

PROFESSOR SASSA
Formado em Arte Educação pela FMU-SP, trabalhou como educador em escolas públicas e privadas, desenvolvendo atividades pedagógicas de forma divertida e utilizando matérias primas do cotidiano. Dirige o projeto educativo “Professor Sassá” há 3 anos, criando atividades lúdicas para desenvolver o saber através do fazer. Atuante na televisão brasileira, em setembro de 2009 estreou o programa Professor Sassá na Rede Brasil de Televisão, onde duas vezes por semana ensina ao telespectador como transformar objetos simples em obras de arte e transmite a importância do brincar para o desenvolvimento de diversas habilidades da criança. Criador da revista Professor Sassá, que trata Educação de forma lúdica e divertida.
(extraído daqui)
Foi muito legal! Ele é uma simpatia e ensinou algumas técnicas de utilização de sucata na elaboração de brinquedos.



Uma das técnicas é a de adesivagem e utiliza um produto chamado Squizz Adesivo.
As paredes do quarto da minha filha estão cheias dos adesivos que nós fizemos com essa técnica e fiz scrapbooking e vários vidros decorados com motivos natalinos para presentear no Natal.


Existem três formas de usar essa técnica:

1) Usando saco plástico de presente: pegue um saco de presente, com a estampa que quiser. Cubra toda a parte que quer "transformar" em adesivo, com abundância, mantendo a figura visível. Deixe secar por 12 horas. Para remover a estampa, vá levantando cuidadosamente com a unha das laterais para o centro, sem deixar que encostem, pois pode grudar e não tem como recuperar. Pode utilizar grudando em vidro, parede, canecas ou em papel, deixando secar para fixar melhor.
2) Personalizado: coloque qualquer desenho (gabarito) que quiser (de preferência os poucos detalhados) dentro de um saco plástico (desses para fichário). Cubra os contornos usando tinta relevo preta e deixe secar. Preencha os detalhes com a tinta relevo nas cores de sua preferência e deixe secar. Cubra toda a parte colorida com o squizz adesivo e deixe secar por mais 12h. Pode utilizar. (existem tintas lindas, brilhosas, com glitter e transparências)
3) Usando em tecido: utilize a primeira ou a segunda técnica, fixando o adesivo no tecido com cola pano. Dá para lavar.

Dicas:
Para manter protegido ou transportar, basta colocar os adesivos já secos entre películas plásticas ou dentro de saco plástico.
Pode colocar algum detalhe especial enquanto o adesivo está úmido, como olhinhos que movimentam.
Existe Squizz Adesivo de várias cores, mas só achei transparente, e já foi difícil! Sugiro procurarem em lojas de produtos para artesanato ou que entrem em contato com os revendedores que constam no site.

* - Alterei o título do post porque a técnica foi ensinada pelo Prof. Sassá, mas foi desenvolvida por outra pessoa, Eliane Tanelli. Parabéns!

2 comentários:

Anônimo

Olá....
Gostou então da minha técnica de adesivagem ???? Muito legal né ??
Quero ver as fotos desses vidros...frutos de 9 anos desenvolvendo os adesivos !
Visite meu fotoblog.http://e.tanelli.fotoblog.uol.com.br/
Abraços
Eliane Tanelli

Christiane Kanzler B. Nunes

Olá, Eliane!
Acessei seu blog... lindos trabalhos, parabéns!
Que honra receber comentário da criadora da técnica! Me desculpe, mas não sabia que era sua.
Vi que você tem um DVD com a técnica e vou comprar!!
Fiquei apaixonada pela técnica e até ensinei para alguns pacientes.
Na correria do Natal acredita que não tirei fotos direito? E olha, modéstia a parte, ficaram lindos!
Foram 11 vidros, super personalizados, para pessoas muito queridas.
Mas não faltarão oportunidades para fazer mais alguns. Quem sabe na páscoa??
Um abraço e mais uma vez, parabéns!
Chris

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP