sábado, 1 de agosto de 2009

Pasta de Leite Ninho e aplicação de papel arroz em alto relevo






Enfim, a receita da Pasta de Leite Ninho.
Coloquei a receita completa, com a massa do bolo, calda, recheio e dicas de como rechear e aplicar o papel de arroz em alto relevo.
Fiz pouquíssimas modificações às receitas originais, que foram dadas pela culinarista Fátima Eid no dia 10/06/2009, no curso na Casa do Chocolate.
Quem achar complicado ou quiser provar antes de testar em casa, sugiro que faça o curso. Consultei a programação da Casa do Chocolate e vi que vai ter uma turma no dia 14/08/2009, sexta-feira, às 09:30 (até as 12:00). O curso custa R$ 25,00.


Pasta de Leite Ninho

Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de leite em pó Ninho Instantâneo peneirado;
- 2 xícaras (chá) de açúcar impalpável MIX peneirado;
- 1 colher (sobremesa) de margarina ou manteiga;
- 1 colher (chá) de aroma MIX de sua preferência (para as pessoas que não gostam do cheiro do Leite Ninho - como eu não tenho esse problema, faço sem esse item);
- 1 lata de Leite Condensado Moça;
- Corante em gel MIX de sua preferência.

Modo de preparo:
Misture o leite em pó e o açúcar impalpável peneirados. Adicione a margarina (ou manteiga) e o aroma. Vá colocando o leite condensado aos poucos até formar uma massa maleável que desgruda das mãos. Guarde em saco plástico ou vasilha plástica bem tampada.
Para abrir a massa, use um rolo sobre uma superfície levemente polvilhada de açúcar impalpável.
A massa vai ficar amareladinha, diferente da pasta americana, que é branquinha. Se quiser colorí-la, adicione o corante MIX em gel depois da massa já pronta. Para ver a cor definitiva, devemos aguardar uns minutos, pois o corante deixa as massas e glacês um pouco mais escuro alguns minutos depois. As cores preta e vermelha demandam atenção especial: esperar uma hora.

Importante: A massa do bolo, recheio e cobertura demandam alguns cuidados: a massa deve ser um pouco mais úmida (não é recomendado o pão-de-ló); não utilizar frutas, chantilly ou qualquer recheio úmido e que necessite de geladeira, pois a pasta não pode sofrer refrigeração, senão "mela"; não colocar na geladeira.
Uma receita cobre um bolo pequeno. Para uma forma de 32cm X 22cm, usar uma receita e meia.


Massa básica para bolos
Ingredientes:
- 7 ovos médios (gemas peneiradas) em temperatura ambiente;
- 2 xícaras (chá) de açúcar refinado;
- 3 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 2 colheres (sopa) de margarina ou manteiga;
- 1 xícara (chá) de leite;
- 1 colher (chá) de aroma MIX de manteiga;
- 2 colheres (sopa) de fermento em pó.

Modo de preparo:
Coloque o leite para ferver com a margarina (ou manteiga) e mantenha-o aquecido. Bata os ovos com o açúcar na batedeira até que dobre de volume. Vá alternando rapidamente o leite reservado com a farinha de trigo. Retire da batedeira, acrescente o aroma e o fermento mexendo delicadamente. Coloque em forma (32cm X 22cm) untada e enfarinhada, leve ao fogo pré-aquecido por aproximadamente 30 minutos (até o palito sair limpo).

Observação: Para fazer a massa de chocolate acrescente 1/2 xícara de chocolate em pó peneirado junto com a farinha de trigo.


Recheio
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de doce de leite;
- 3 colheres (sopa) de chocolate em pó;
- 100g de castanha de caju;
- 1 colher (sobremesa) de aroma MIX de rum.

Modo de preparo:
Misture tudo e está pronto!

Observação: Esse recheio fica delicioso, mas aqui em casa fiz de brigadeiro mole e ficou bom.


Calda para regar

Ingredientes:
- 1 1/2 xícara (chá) de água;
- 4 colheres (sopa) de açúcar refinado;
- 1 colher (sobremesa) de aroma MIX de rum ou de chocolate.

Modo de preparo:
Coloque em uma panela e leve ao fogo para amornar a água e o açúcar. Retire do fogo e acrescente o aroma. Misture bem.
Usar pouca calda para não melar a pasta de Leite Ninho.


Montagem do bolo
Parta o bolo ao meio, regue com a calda, recheie. Cubra com a outra parte do bolo e regue novamente. Passe uma camada bem fina de doce de leite pastoso em todo o bolo (ou gel de confeiteiro). Cubra com a pasta. Remova o ar e alise delicadamente a massa para fixar ao bolo.
Apare as sobras.
Como aplicar o papel arroz em alto relevo

Corte a parte do papel arroz que deseja deixar em relevo e reserve. Passe uma camada fina de gel de confeiteiro MIX sobre a pasta onde vai ser aplicado o papel de arroz. Ponha o papel de arroz por cima (a parte que não ficará em relevo). Com um pedaço da pasta de Leite Ninho faça um molde do desenho em alto relevo. Cole sobre o espaço vazio que ficou no bolo, passe gel de confeiteiro MIX e cole o desenho que ficará em relevo por cima. Aplique novamente uma fina camada de gel de confeiteiro MIX.

31 comentários:

Anônimo

Uau..Que perfeição nos seus trbalhos e nas explicações,parabéns!!Vou fazer a festinha do meu filho e ja anotei as receitas!!
Sucesso sempre!!
Abração!

Christiane Kanzler

Obrigada pelos elogios!
Pode fazer que vale a pena! Será um sucesso!

Lilian

Primeiramente parabéns você explica muito bem, eu amei mas tenho umas dúvidas, é que vou fazer a festinha do meu filho agora dia 21, e moro em Fortaleza, aqui é bem quente, queria saber algumas coisas:
1- Será que essa massa aguenta o calor?
2- Meus recheios do bolo (são três camadas) serão de trufas, sera que meleca essa pasta?
3- Pretendo fazer o bolo no dia da festa, devo guardar ele já confeitado na geladeira ou é melhor não pra ele não transpirar é que a festa é de tarde...
Desde já agradeço.

Christiane Kanzler B. Nunes

Oi Lilian,
Obrigada pelos comentários!
Nos dias quentes em que fiz essa receita deu certo, mas quase que eu desisti, porque deu muito trabalho abrir a pasta, que ficou muito mole.
Numa dessas oportunidades (http://nacozinhadachris.blogspot.com/2009/10/superacao.html), a massa deu muito trabalho para abrir e como estava quente, tive medo do bolo azedar e colocamos, depois do parabéns, na geladeira. Não teve problema, mas a culinarista que deu o curso não recomendou...
Se eu estivesse no seu lugar, faria um bolo para testar. É trabalhoso, mas é a melhor forma de você conhecer a massa, a pasta e testar a refrigeração.
Acho que não ajudei muito, mas boa sorte! A massa é boa, vale o teste.

Daniana Bittencourt

MUITO OBRIGADA POR COMPARTILHAR SEU CONHECIMENTO. MUITO SUCESSO!!

Christiane

Por nada, Daniana!
Na verdade estou repassando, pois a técnica quem me ensinou foi a Fátima Eid, culinarista que dá cursos aqui em Brasília.
Pode fazer que será um sucesso!

Rosângela

Chris..vc não imagina o quanto eu queria essa receita..queria muito poder fazer o curso..mas só cai em dias em que não posso comparecer.
Muuuito Obrigada!!!

Taís

Oi! Que massa boa!!! Sempre achei lindo aqueles bolos decorados com pasta americana, mas com certeza o gosto não fica dos mais agradáveis. Obrigada por compartilhar conosco! Será que dá para modelar bichinhos, por exemplo, com ela?
Bjs

Christiane

Acho que dá sim. Se não tiver muito quente ou você não usar muito corante em gel, que deixam a massa mole, não terá problema.
Mantenha a parte que não utilizar bem fechada para não ressecar, não ponha em geladeira. Simplesmente guarde em recipiente fechado.
É uma delícia!!

Danielle

Chris... Vou tentar fazer essa massa para cobrir os cupcakes, mas imagino eu que vá sobrar, já que como estou começando a minha média é 12 unidades por dia. Minha questão é: Qual o tempo de validade dela?
P.S.: Teu blog tem me ajudado demais!!! Obrigada!!!

Christiane

Que bom!
Faz meia receita!
Segura bem por uma semana, se não tiver muito quente.
Bjs e boa sorte!!

Thais

olá Cris

adorei esse receita de pasta de leite ninho, vou fazer no meu aniversário semana q vem..
tenho uma dúvida, para colar os enfeites, pode ser como água, q nem é utilizado na pasta americana?

obrigada
e parabéns.
bjus

Christiane

Oi Thaia,
Pode ser com água ou com gel de confeiteiro.
Boa sorte!
Não recomendo no calor!
Abraço.

Anônimo

Muito boa a receita!!
Gostaria de saber quanto de bolo que uma lata de leite em pó da para cobrir, o diametro x altura em um bolo redondo.
Obrigado

Christiane

Bom dia,
Cobre bem um bolo de aro 23, de 8cm de altura, mais ou menos.
Isso vai depender da sua habilidade também, porque tem que manter uma espessura uniforme, não muito fina, senão quebra fácil.
Reservar um pouco mais de massa tem a vantagem também de você poder fazer alguns detalhes com ela.
A massa que sobrar, você pode enrolar e servir como docinhos de leite ninho.
Chris

anasamyn

Mto bom seu blog, um dos melhores q ja vi. parabens! Bjao com carinho

Christiane

Obrigada, que bom que gostou!
Volte sempre!!!!
Beijos,
Chris

Anônimo

Adorei a sua receita mas tenho uma duvida geralmente molho o bolo com guarana tem algum problema com a massa pasta de leite ninho atrapalha alguma coisa desde ja te agradesso pela colaboraçao beijos

Christiane

Oiii...
Desculpe a demora em responder!
Eu também fazia com refrigerante, mas acho mais seguro fazer do jeito que está na receita, principalmente por conta de ficar fora da geladeira.
Tomara que dê certo!
Bjs

Anônimo

Adorei essa receita. Esses dias fiz ela mas não cobri o bolo todo com essa pasta, fiz florzinhas com cortadores para decorar o bolo. Você comentou que não é bom colocar na geladeira, mas será que é possível armazenar no congelador para usar depois, assim como a pasta americana?
Desde já agradeço.

silvinha

preciso de ajuda...fiz a massa para testar deu certo a receita inteira,qndo fui fazer metade da massa ficou uma meleca,tem como consertar ainda?
Dica: poste algumas soluçoes para q possamos ver qndo aconteçer de dar errado..grande bjo e parabens...
aprendo muito aq.

Helaine Iolanda

Olá, parabéns pelo trabalho e pela dica! Sou apenas uma iniciante na arte de confeitar bolos e suas explicações são muito boas. Assim que tiver oportunidade irei testar essa recita e depois comento se consegui...
Abraços!
Helaine Iolanda

Christiane

Oi meninas,
bom saber que vocês têm testado a receita.
Dá pra modelar bichinhos, ficam uma fofura.
Sobre as dicas, tem muita coisa comentada, dêem uma lidinha que as dúvidas serão esclarecidas na maioria das vezes.
Essa massa não é tão fácil de trabalhar como a pasta americana, mas é mais gostosa.
Uma outra coisa: usei a pasta da Arcolor e achei mais fácil que a da Mix para trabalhar.
Abraços,
Chris

Rosely Aparecida do Taboado

gostei muito da sua receita, posso rechear meu bolo com aquela conhecida receita do bolo de leite ninho?

Profª Bárbara Bianca

Adorei seu blog e as receitas, esta receita de bolo para uma forma de 32x22 é para forma simples ou aquelas que são mais altas (chamadas duplas)?

Christiane

Oi Rosely, que bom que gostou!
Desculpe, mas não entendi a sua dúvida :(
Na dúvida, faça desse jeitinho que está no post que vai dar certo!

Oi Bárbara,
Eu uso sempre formas altas, porque se o bolo crescer demais não lambreca o meu forno... rsrsrsrs

Beijos meninas...

Carolini

Olá, parabens pelo blog.. a receita esta super bem explicada.. Vou tentar fazer..No caso, além de regar o bolo com a calda, devo cobri-lo com alguma coisa e depois a pasta, neste caso para grudar a pasta no bolo? E quanto tempo antes eu posso fazer esse bolo? Eu vou ter mta coisa para fazer no aniversario da minha filha e nao vou conseguir fazer 50 mini bolos desses.. posso fazer uns 2 ou 3 dias antes? Como devo guardar.
carolinidesigner@hotmail.cm

Anônimo

Oi Chris adorei sua receita quero testá-la no aniversário do meu filho dia 03/06, espero ter sucesso na pasta de leite. Parabéns você esplica muito bem.
Luciene

Anônimo

OI CHIS, AMEI SEU BLOG E SUAS EXPLICAÇÕES!!!
QUERIA FAZER BOLACHA DECORADA COM ESSA PASTA, COMO POSSO COLAR ELA NA BOLACHA? E QUANTO TEMPO ANTES TENHO K FAZER?
OUTRA PERGUNTA: A PASTA FICA SEQUINHA DEPOIS QUE SECA OU FICA MEIO GRUDENTINHA, POIS SE EU FIZER AS BOLACHAS VOU TER QUE EMBALAR SEPARADAMENTE....
OBRIGADA!!!!
GRAZIELLE

Unknown

ola cris,amei seu post,quero usar essa pasta para cobrir um bolo com recheio de sorvete que vai ao frezzer um dia antes da festa,gostaria de saber se essa pasta pode ir a geladeira um dia antes da festa e mais ela pode ir ao freezer?

kauzit@

Boa tarde!!!
Pasta de leite pode ser levado a geladeira? posso fazer acabamento com glacê real ou glacê de boleira?

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP