domingo, 13 de fevereiro de 2011

Cupcakes de chocolate com cobertura de Mousse Suflair e chocolate ao leite

Ontem foi o aniversário de 2 aninhos do meu afilhado Bruno.
Foi uma festa deliciosa, com pessoas muito queridas e a minha contribuição foi com cupcakes.
Quase cometi a gafe de errar o dia, porque tinha colocado na cabeça que a festa era no domingo e não no sábado. Só me dei conta disso na sexta-feira à noite e a festa era no sábado pela manhã (correria!).
Como se não bastasse a minha confusão, quis testar uma outra receita para os cupcakes, pois não planejei recheá-los.
Fiz uma receita do livro da Dona Benta, um bolo bem fofinho e leve, do jeito que queria. Como não é todo bolo que assa bem em forminhas de cupcakes, assumi o risco.
Graças a Deus deu tudo certo. Quem provou, disse que estava uma delícia.

Sem modéstia, ficou bem bonito também! A festa era do tema "Procurando Nemo e fundo do mar", então comprei wrappers brancos e em três tons de azul. A cobertura foi de Mousse Suflair com bastante chocolate ao leite Nestlé, confeitados com mini confeitos coloridos e toppers de animais marinhos, da Wilton.
Fotos retiradas do site da Celebrate.

Essa massa leva pouco chocolate e é muito levinha, então acentuei o sabor da mousse com o chocolate ao leite, que também a deixou mais consistente.
Não deu trabalho, rendeu muito bem e o resultado valeu a pena. Ou seja, terá repeteco!!!


Ps.: A minha máquina continua emprestada, então, o cumpadi mandou essa foto pra eu poder postar a receita, mas quando baixar as fotos da mesa atualizo o post com o resultado final.

Essa foto foi tirada com o celular à noite, não ficou nada boa, mas dá uma idéia de como a cobertura ficou firme e aerada e a massa, fofinha.

Cupcakes de chocolate com cobertura de Mousse Suflair e chocolate ao leite


Massa do bolo de chocolate (extraída, com modificações, do livro Comer Bem - Dona Benta, p. 805)
Ingredientes:
- 2 xícaras (chá) de açúcar refinado peneirado;
- 1/2 xícara (chá) de manteiga de boa qualidade;
- 3 ovos grandes separados (claras em neve);
- 2 colheres (sopa) de cacau em pó;
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 2 xícaras (chá) de leite;
- 1 colher (sopa) de fermento em pó;
- 1 pitada de sal.
Modo de preparo:
Bata bem o açúcar, as gemas e a manteiga.
Acrescente a farinha e o chocolate peneirados, alternando-os com o leite.
Bata bem e junte o fermento em pó. Por fim, junte as claras em neve.
Despeje nas forminhas de papel forneáveis já instaladas nas formas próprias para cupcakes e leve ao forno. Eu assei em 190 graus, entre 15 e 20 minutos (ficou em dúvida? Teste do palito!).
Rende exatos 24 bolitos, tamanho normal, altinhos.
obs.: uma das fornadas não ficou muito boa, as laterais do bolinho soltaram das formas de papel, acredito que por conta do forno não estar muito quente. As outras, com as quais tive maior cuidado, ficaram ótimas.

Cobertura de Mousse Suflair com chocolate ao leite
Ingredientes:
- pó para Mousse Suflair;
- leite muito gelado;
- chocolate ao leite Nestlé derretido, morno-frio.
Modo de preparo:
Prepare a mousse conforme instrução da embalagem.
Quando estiver pronto, acrescente o chocolate ao leite derretido em banho maria ou microondas. Quanto mais frio o chocolate derretido estiver, melhor, mas não pode estar endurecido. Bata bem na batedeira. Leve à geladeira até o momento de utilizar (pelo tempo mínimo de 1h).
Proporções: para cobrir 50 bolinhos, eu usei aproximadamente 2/3 do pacote e 400g de chocolate ao leite.

Como montar

Quando os bolinhos estiverem frios, coloque-os no wrapper montado. Cubra com a mousse gelada, usando bico 1M da Wilton e saco de confeitar. Acrescente os confeitos coloridos e o topper de bichinhos.
Conserve em geladeira até o momento de servir.
obs.: os bolinhos que enfeitaram a mesa do bolo permaneceram com a mesma forma, sem problemas, durante horas.

6 comentários:

Juliana Stelli

Que lindo, Chris! Que cobertura deliciosa!

Christiane

Obrigada, Juliana.
Ficou booom!

Glória

Cris, vou fazer cupcakes para o aniversário do meu neto, de dois anos. Minha filha quer uma mesinha só com doces e cupacakes.
Minha dúvida: Você disse que seus cupcakes aguentaram horas, sem problemas. Não altera o sabor ficando fora da geladeira? E eles não "desmaiam"? rsrsrs. Achei sua receita ótima e o que é melhor, já testada recentemente. Abraços

Christiane

Oi Glória,
Não provei dos que estavam na mesa, mas aparentemente não ficaram abalados.
Porém, o dia estava com temperatura bem fresca e a mesa do bolo ficava dentro da casa, sem exposição ao sol ou calor.
Sem dúvida deixar refrigerado vai conservar melhor os bolinhos, mas o uso do chocolate em barra foi justamente para dar mais consistência à cobertura.
Uma outra opção é usar gelatina ao invés do chocolate (no pacote da Mousse Suflair tem a dica, com proporções), mas acho que não vai ficar tão saboroso.
Espero que gostem dos bolinhos. Essa massa é muito leve e fofinha, mas, se quiserem, podem recheá-los. Com geléia de morango fica um espetáculo (passo a passo aqui: http://nacozinhadachris.blogspot.com/2009/08/muffin-de-chocolate-e-morango-especial.html), mas temo que esfarele um pouco.
Se quiserem uma overdose de chocolate, basta colocar um quadradinho de Suflair dentro... fica bem gostoso! (http://nacozinhadachris.blogspot.com/2010/02/muffins-com-surpresa-de-suflair.html).
Depois volte para contar como foi...
Um abraço,
Chris

Cataryna

Você tem filhos? Porque eu adoraria fazer tantas coisas gostosas mas não encontro tempo .Meu aniversário vai ser em Julho e estou doida pra fazer essas coisas. Alias vou fazer como um chá colonial no fim da tarde, tem alguma sugestão?
Um beijo.

Chris

Oi Cataryna,
Sim, tenho filhos e é ótimo poder fazer essas coisinhas, na minha opinião.
O que tento fazer, já que o meu tempo também é curto, é fazer algumas coisas em casa e outras encomendar ou contar com a ajuda de amigos e familiares.
Eu não sei o que você gostaria de colocar no seu chá colonial, mas penso em bolos caseiros simples, biscoitos, rocambole, bolos gelados, pão de metro, mini quiches, chás, café, sucos (e/ou refrigerante), chocolate quente, pão de queijo e salgadinhos quentes. Acho que tem que ser de acordo com o seu gosto, o gosto dos convidados e as preferências características da sua região.
O equilíbrio entre quentes-frios e doces-salgados considero bem importante. Uma vez fui a um brunch bem gostoso, mas tudo era frio e o tempo estava frio. Quando serviram o único prato quente as pessoas "voaram", porque faltou um quentinho, por mais que estivesse tudo gostoso, entende?
Espero ter ajudado.
Abraço,
Chris

Na NOVA cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP