quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Pão de forma caseiro


No blog La Cucinetta existem várias receitas de pães.
Algumas delas me deixaram bem interessadas (muitas, para ser sincera), mas como usam medidas que necessitam de balança de precisão (que ainda não tenho), são inviáveis.
A dona do blog, Ana Elisa, comentou esse pão como o pão de forma definitivo... não pude resistir...
Alterei um pouco a receita-base, trocando 1 xícara de farinha por uma xícara de farinha de aveia, para deixar um pouco mais nutritivo. Acrescentei um sachê de Pão Certo, para testar.
Gostei bastante do resultado, embora tenha ficado um pouco esfarelento quando colocado na torradeira.
O sabor é muito bom, mas é pesado, só dá para comer uma fatia.

Pão de forma caseiro (tirado daqui)

Ingredientes:
- 5 xícaras de farinha de trigo + 3 colheres de sopa (usei 4 xícaras de farinha e 1 de farinha de aveia);
- 100g de manteiga sem sal em temperatura ambiente (mais ou menos 1/2 xícara) - usei derretida;
- 4 g de fermento biológico seco (1/3 do envelope de 10g) - usei 1 colher de sobremesa;
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 1 colher (chá) de sal;
- 2 xícaras de leite integral morno;
- um sachê de Pão Certo.

Modo de preparo:
Aqueça um pouco o leite. Em uma tigela, coloque as 5 xícaras de farinha (de trigo e aveia), o sal, o açúcar, o fermento, o Pão Certo e a manteiga. Misture bem com uma colher de pau.
Junte o leite morno aos poucos, misturando com a colher até começar a formar uma massa. Se depois de a massa ter absorvido toda a farinha, ela ainda estiver grudenta demais para segurá-la com as mãos, vá acrescentando uma a uma as colheres de farinha adicionais e amassando com as mãos, até que ela comece a desprender-se da tigela (usei a batedeira planetária e não precisei dessas 3 colheres de farinha).
Polvilhe um punhado de farinha em uma mesa ou na pia limpa e sove a massa vigorosamente. Ela grudará bastante nas mãos no começo, mas depois de uns 5 minutos ficará lisa e uniforme, e não grudará mais (não aconteceu isso, ela ficou ótima ao sair da batedeira, nem sovei na mesa, usei a vasilha mesmo, com um pouco mais de farinha).
Coloque-a em uma tigela limpa untada com óleo/azeite e gire a massa para cobri-la com a película de óleo. Cubra com um pano e deixe dentro do forno apagado com a luz acesa por 30 minutos (eu coloquei em vasilha de batedeira alta, cobri com um papel filme e deixei descansando). A massa dobrará de tamanho.
Volte a massa para a mesa ou pia levemente enfarinhada (fiz isso na própria vasilha), soque-a e sove novamente, por 1 minuto, para tirar-lhe o ar. Deixe-a num formato alongado, que caiba no fundo de uma forma de bolo inglês de mais ou menos 11 x 28cm. Unte a forma com óleo/azeite e um pouco de farinha, coloque ali sua massa, cubra com o pano (ihhh, esqueci de por o pano, mas ela cresceu um pouco...) e deixe descansar em lugar sem vento por mais 30 minutos. Enquanto ela dobra de tamanho novamente, pré-aqueça seu forno a 220°C.
Retire o pano e leve ao forno quente por 45 minutos (lembre-se de não bater a porta do forno nem abri-la antes de terminado o tempo). Desenforme com cuidado (ele deve sair fácil) e deixe esfriar completamente antes de servir, pois a casca amolecerá neste tempo.

0 comentários:

Na NOVA cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP