segunda-feira, 10 de maio de 2010

O chantily que deu certo!

Confesso para vocês que tenho algumas dificuldades estranhas...
Não tenho cachorro e às vezes me irrito com eles, mas sofro de chorar quando vejo a propaganda da ração que mostra os cãezinhos abandonados e não aguento ver os filhotinhos suplicando um novo lar nas feirinhas de filhotes.
Na cozinha, tenho dificuldades persistentes, como o caramelo e o chantily. Do caramelo ainda consigo fugir, até consegui fazer pudim umas duas vezes, mas do chantily... ai que sufoco! Até o chantily pronto, de caixinha, desanda.
Fiz para o dia das mães a sobremesa preferida da minha sogra, essa daqui, que teve as cerejas substituídas por morangos. Mas tinha o chantily... tentei comprar o pó para mousse Suflair ou Leite Moça, que são maravilhosos, substituiriam bem o chantily, mas não tinha em lugar nenhum.
O jeito foi recorrer ao google amigo. Achei esse post ótimo e o segui passo a passo. Usei duas formas de gelo e água na vasilha de baixo e deu muito certo.
Foi assim...

Chantily


Ingredientes:
- 350g de creme de leite fresco bem gelado;
- essência de baunilha branca;
- 7 colheres (sopa) de açúcar glaçúcar peneirado.

Modo de preparo:
Coloque os batedores de batedeira manual no congelador/freezer por alguns minutos.
Coloque uma vasilha dentro de outra, com gelo e água.
Nessa vasilha seca, coloque o creme de leite fresco e acrescente algumas gotas de essência de baunilha (coloquei 12 gotas).
Bata por um minuto ou dois, até começar a endurecer.
Acrescente o açúcar peneirado, colher a colher, sem desligar a batedeira.
Bata por mais um minuto, aproximadamente. Não bata demais, pois pode desansar.
Use em seguida.

4 comentários:

Juliana

kkkkkk
Eu também, Cris! Aliás comigo é chantily, ganache e glacê real =)
Mas depois que encontrei o butter milk e a pasta de leite ninho (graças a vc) e a ganache pronta, nunca mais quis saber deles =)

Christiane

Boa lembrança, Juliana!
Tem o glacê real!!! Também acho difícil trabalhar com ele. Normalmente fica duro ou mole, no ponto, jamais!
Olha, perdo-me, mas é reconfortante saber que não sou a única... rsrsrs
A pasta está dando certo?? Que bom!
Ainda não usei a ganache pronta, até tentei comprar por esses dias, mas estava em falta... por coincidência, estava procurando uma receita de buttermilk! Se puder me passar a sua depois será muito bem vinda! rsrsrs
Um abraço,
Chris

Juliana

Olha, a ganache que eu usei foi da Alispec, eu gostei bastante. Lógico que sempre vai deixar a desejar em comparação à não-industrial, mas achei ela bem gostosa.
A pasta de leite ninho eu uso quando o clima de Recife me permite =) E agora prefiro decorar cupcakes que é BEM mais fácil né...
O butter milk testei ontem, inda vou postar no meu blog, mas te passo aqui em primeiríssima mão:

90 gr de requeijão cremoso de uso culinário
100 gr de manteiga
1 e 1/2 xícara de açúcar impalpável

Bate primeiro o requeijão com a manteiga (em temperatura ambiente) até ficar um creme fofo, depois coloca o açúcar impalpável e você vai ver um creme amarelinho claro. Aí é só colocar o corante, se quiser, e correr pro abraço...
Segura super bem fora da geladeira, é lindo, e DELICIOSO. Experimenta!
Bjocas

Juliana

Nossa, dei um fora gigante agora...
Na verdade é BUTTER CREAM!
Desculpa Chris, ando seqüelada demais...

Na NOVA cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP