segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Meu primeiro Pão de Queijo!!



O que faz um mineiro feliz? Pão de queijo, quentinho...
O que me fez feliz hoje? Conseguir acertar na minha primeira receita de pão de queijo! Olha que felicidade!!
É bem verdade que ele ficou um pouquinho sem sal, mas como a gente adora pão de queijo com manteiga, requeijão e geléia, não fez muita diferença.
O incrível é que não ficou duro depois, como a maioria das receitas. Muito bom!
Usei polvilho doce, mas da próxima vez vou usar o azedo, que prefiro. O queijo minas estava fresco, o que me deixou um pouco insegura no início, mas ficou gostoso!
A cor ficou ótima, pois usei ovos caipira. Na verdade, fiz o pão de queijo por causa dos ovos caipira que ganhei. E só ganhando mesmo, porque vou confessar uma coisa horrível... morro de nojo de ovo caipira... arg!! É frescura, mas isso tem uma história... cresci comendo ovo caipira da fazenda e como a gente não ia sempre pra lá, minha querida tia Cida ia juntando, juntando... mas ovos guardados sem refrigeração (lá não tinha luz elétrica) por algum tempo estragam... aí é que está o problema... nem sei quantas vezes fui quebrar ovo e estava estragado... arg! Um dia supero... rsrsrs
A receita eu tirei daqui, mas como não tenho balança, adicionei o polvilho e o queijo no "olhômetro", nas proporções que estão entre parênteses. A massa fica um pouco mole, mas com as mãos untadas dá para fazer as bolinhas numa boa. Fica bem levinho e macio, nada gorduroso.


Pão de queijo mineiro

Ingredientes
- 1/2 copo(s) de óleo de canola (100ml);
- 1 copo(s) de leite (usei 200ml de semidesnatado);
- 3 unidade(s) de ovo (usei caipira);
- 250 gr de queijo meia-cura (usei 2 xícaras e meia de queijo minas fresco);
- 1/2 kg de polvilho doce (usei 4 xícaras);
- 1 colher (sobremesa) de sal (eu usei menos, mas da próxima vez usarei a quantidade recomendada).

Modo de preparo
Coloque o polvilho em uma bacia. Leve o óleo, o leite e o sal para ferverem juntos. Assim que levantar fervura (eu não esperei levantar fervura), desligue o fogo e escalde o polvilho. Mexa bem, com auxílio de uma colher de pau. Em seguida, adicione os ovos, um a um, até que a massa fique meio mole. Passe a trabalhar a massa com as mãos e junte o queijo. A massa deve ficar solta e fácil de moldar. Faça as bolinhas do tamanho desejado, com as mãos untadas levemente com óleo. Coloque-as separadas umas das outras, em uma assadeira untada levemente. Leve para assar em forno médio, pré-aquecido, por cerca de 30 minutos. Retire os pães do forno assim que começar a dourar embaixo.
Rendeu 40 pãezinhos médios e 20 em tamanho coquetel.

0 comentários:

Na NOVA cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP