terça-feira, 25 de agosto de 2009

Focaccia de parmesão e manjericão



Há tempos paquerava a receita da Focaccia da Patrícia Scarpin, esperando uma oportunidade de fazê-la.
A oportunidade surgiu: o aniversário do Vladimir! As pessoas tinham que ter uma opção para beliscar, já que eu sabia que ia me enrolar com os preparativos.
Fiz como a Patrícia, mas deixei mais tempo que o previsto, porque estava fazendo outras coisas ao mesmo tempo e acho que massa tem que crescer bastante!
Alguns outros diferenciais: como não tinha orégano mas tinha manjericão, usei o que tinha; usei parmesão fresco ralado em ralo grosso na hora, o que deu um sabor super especial; não usei pimenta desta vez, por causa das crianças; como não tenho batedeira planetária, fiz à mão mesmo, misturando e sovando a massa e também dividi a massa em duas formas grandes ao invés de uma. Acho que acertei nas mudanças, pois ficou ótimo!
A única coisa que não ficou legal foi o papel manteiga, que grudou! Como comemos apenas uma das focaccias, deixei a outra numa embalagem fechada e comemos no dia seguinte. O papel manteiga saiu sem dificuldades com a focaccia amanhecida.
Essa é uma receita que fica ótima no dia seguinte! Basta quardar bem fechada e aquecer um pouco no forno convencional antes de comer... fica como fresquinha e com o sabor ainda mais apurado.


Focaccia de parmesão e manjericão (ou orégano)

Ingredientes:
- 1 colher (sopa) de fermento biológico seco;
- 1 colher (sopa) de açúcar;
- 1 ½ xícaras (375ml) de água morna (a 40-45ºC);
- 1/3 xícara (125ml) de azeite de oliva, e um tantinho extra para untar;
- 1 ½ colheres (chá) de sal;
- 4 a 4 ¼ xícaras (625-670g) de farinha de trigo;
- 3-4 colheres (sopa) de folhas de manjericão (ou orégano fresco);
- pimenta moída na hora;
- 4 colheres (sopa) de parmesão ralado.

Modo de preparo:
Numa tigela grande coloque ½ xícara (125ml) da água morna, polvilhe o fermento e 1 pitada do açúcar por cima da água e misture para dissolver. Reserve em temperatura ambiente até que uma espécie de espuma se forme, cerca de 10 minutos.

Acrescente a xícara de água morna (250ml) e o açúcar restantes, ¼ xícara (60ml) do azeite, o sal e 1 xícara (155g) da farinha. Misture tudo até ficar cremoso. Junte 1 xícara (155g) da farinha e misture novamente.

Junte a farinha restante – vá acrescentando ½ xícara (75g) por vez – até obter uma massa macia que se desprende das paredes da tigela. Continue sovando a massa, acrescentando 1 colher (sopa) de farinha se a massa grudar até que a massa fique úmida, macia e levemente grudenta. Cubra a tigela com plástico ou filme PVC e deixe crescer por 20 minutos.

Forre uma assadeira retangular grande com papel manteiga e unte-o levemente com azeite de oliva. Coloque a massa sobre o papel e, com as mãos untadas de azeite, pressione e estique a massa num formato ovalado, de 2,5cm de espessura. Cubra novamente com plástico e deixe crescer, em temperatura ambiente, até que dobre de tamanho (cerca de 1 hora). A espessura passará para 5cm.

Usando as pontas dos dedos, faça buraquinhos de 2,5cm de profundidade em toda a superfície da massa – afunde os dedos até quase chegar à assadeira. Regue com o restante do azeite medido. Cubra com plástico mais uma vez e deixe crescer em temperatura ambiente por 30 minutos.

Pré-aqueça o forno a 220ºC.

Polvilhe a focaccia com as folhas de manjericão (ou orégano), a pimenta* e o parmesão. Leve ao forno e asse até que doure, entre 20 a 25 minutos. Verifique se o fundo do pão está dourado também – se ainda estiver branquinho, asse por mais alguns minutos.

Transfira a focaccia para uma gradinha (faça isso usando o papel) e deixe esfriar.

Sirva morninha ou em temperatura ambiente, em fatias ou quadrados.

* não usei desta vez.

0 comentários:

Na NOVA cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP