domingo, 13 de junho de 2021

Nutella caseira da Chris (creme de avelã com chocolate)

Olá!

Ando animada com as novas experiências na cozinha e, como sempre, venho fazendo alguns testes.

Vi a postagem da "Nutella caseira" da Brissa Ioselli (@brissa) e não sosseguei até comprar o Processador Oster Up & Down e experimentar a receita, usando o chocolate 70% cacau Callebaut.

A postagem da Brissa que tinha a receita não está mais no Instagram, então usei a receita da Rita Lobo.

O processador é muito bom, a minha Nutella ficou com a textura da receita da Brissa, bem fininha, diferente do resultado da Rita Lobo, que ficou mais granulada. Eu não me atentei a usar menos chocolate, já que usei o 70% cacau, então a minha Nutella ficou amarga. Pretendo insistir no chocolate 70% cacau, então quero usar metade da quantidade de chocolate na próxima vez.

Alguns comentários da vida real: tirar a pelinha da avelã dá trabalho e faz muita bagunça... voa pelinha pra todo lado da cozinha, mas ok, sobrevivemos. Eu aqueci as avelãs no forno, ao invés de usar uma panela ou frigideira. Da próxima vez, darei preferência a comprar as avelãs sem pele. 

Sobre o processador, muitos elogios! Mas segui as recomendações do fabricante e demorou bastante pra ficar pronto. Repeti o processo de ligar por um minuto e desligar por dois minutos várias vezes, até que a avelã estivesse na textura que eu queria. 

Valeu muito a pena experimentar essa receita, mas como a nossa Nutella ficou amarga, fez uma combinação maravilhosa com acompanhamentos mais doces, como bananas, damasco seco e goiabada cascão. Assim que o potinho acabar, vou experimentar fazer com menos chocolate: acho que ficará perfeito!





Nutella Caseira da Chris


Ingredientes:

2 xícaras (chá) de avelã (250 g)

1 xícara (chá) de chocolate meio amargo picado (55-60%) (cerca de 150 g) 

(observação: usar metade da quantidade se utilizar chocolate 70% cacau)


Modo de preparo: 

Coloque o chocolate em um recipiente de cerâmica ou de vidro. Leve o chocolate para derreter no micro-ondas, em potência média, de 30 em 30 segundos (nos intervalos, mexa o chocolate com uma espátula limpa e seca). Quando derreter completamente, de maneira uniforme, está pronto. Reserve.

Coloque as avelãs numa frigideira e leve ao fogo médio por cerca de 5 minutos. Mexa de vez em quando, para que as avelãs aqueçam e fiquem com a pele levemente tostada (se preferir, aqueça as avelãs no forno).

Transfira as avelã ainda quentes para um pano de prato limpo, dobre e esfregue umas às outras para soltar o máximo de pele que conseguir. Caso algumas avelãs continuem com a pele presa não tem problema.

Coloque as avelãs ainda quentes e sem a pele no processador e bata por cerca de 10 minutos, até ficarem bem trituradas e soltarem o próprio óleo (a ideia é formar uma pasta da avelã antes de adicionar o chocolate). Sempre que necessário, desligue o processador e raspe a lateral do copo com uma espátula para bater de maneira uniforme.

Adicione o chocolate derretido em fio contínuo e volte a processar. Nesse momento o creme de avelã tem a consistência mais líquida por conta da temperatura dos ingredientes.

Transfira o creme de avelã com chocolate para uma tigela e leve à geladeira, sem cobrir, por 30 minutos – o choque térmico ajuda a deixar a consistência do creme mais pastosa. Retire da geladeira e mexa bem com uma espátula para deixar a mistura uniformemente cremosa.

Transfira o creme para um pote com fechamento hermético limpo e seco e mantenha em temperatura ambiente por até um mês.

Observação: caso esteja frio, pode ser que a sua Nutella caseira fique mais consistente, então leve ao micro-ondas por alguns segundos que ela recupera a textura mais líquida.


0 comentários:

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP