quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Bolo de chocolate branco do Robert

Amanhã é o aniversário do Robert, meu afilhado.
Como não poderia deixar de colaborar, me ofereci para fazer o bolo para a festinha da escola. Ele escolheu o sabor: "Chocolate branco". Eu perguntei: "Chocolate branco e o que mais?" Ele respondeu: "Chocolate branco". Ok! Não sou uma madrinha mágica, mas me esforcei para realizar o desejo do meu querido afilhado.
A Juliana fez o favor (ou seria a loucura?) de postar uma receita de bolo de chocolate branco com muuuito chocolate branco. Pensei, repensei, ponderei, e, por fim, o fiz! Ai Juliana, quantas calorias, que culpa! kkkkk
Como ela deu a dica de que rendia pouco, fiz uma receita dupla. A massa levou meio quilo de chocolate branco e um tablete de manteiga (entenderam porque eu disse que era uma loucura?). Depois de assada, fica bem pesada, e o sabor é ótimo! :)
O recheio foi uma adaptação do creme tradicional de pavê, adicionado de que??? Chocolate branco!
E a cobertura? Chocolate branco! Mas só as raspinhas, feitas com o ralador grosso. O chantilly foi substituído pela Mousse Nestlé Creme (que, de novo, errei o ponto!).
Fiquei satisfeita comigo mesma por ter tido muita paciência no põe-tira o bolo da geladeira. Hoje estava bem quente, foi o jeito!
Tomara que ele aprove! (ansiedade!!!)


Aí vai o passo a passo...

Bolo de chocolate branco do Robert

Ingredientes

Massa (dobrei a receita):
- 2 xícaras de farinha de trigo;
- 1 xícara de açúcar (usei refinado);
- 3 ovos;
- 250g de chocolate branco (usei o da Nestlé)
- 100g de manteiga;
- 1 xícara de leite (usei integral);
- 1 colher de sopa de fermento.

Calda para regar a torta:
- 4 colheres (sopa) de leite condensado;
- 1 1/2 xícara (chá) de leite;
- 1/2 colher (sopa) de aroma de amêndoas.

Creme branco:
- 1 lata de leite condensado;
- 1 medida da lata de leite integral;
- 1 colher (sopa) de Maizena;
- 1 colher (sobremesa) de baunilha;
- 100g de chocolate branco em pedaços;
- 2 gemas.

Cobertura:
- Mousse de Creme da Nestlé preparado conforme as instruções da embalagem (o quanto baste) - mantenha refrigerado até a hora de usar;
- 150g de chocolate branco (Marfim) da Nestlé, ralado em ralador manual, no ralo grosso - após ralar, leve à geladeira (eles ficarão bem soltinhos e mais firmes).

Modo de preparo

Massa:
Leve ao fogo baixo em uma panela de fundo pesado: o leite, chocolate picado, açúcar e a manteiga.
Mexa até que tudo derreta e vire uma mistura homogênea.
Em um bowl/tigela grande, peneire a farinha com o fermento.
Misture à farinha a mistura de chocolate, até incorporar.
Acrescente os ovos e misture bem.
Coloque em uma fôrma redonda média, untada e enfarinhada.
Leve ao forno pré-aquecido a 180º por 30 minutos ou até passar no teste do palito.

Calda:
Misture tudo e reserve em geladeira.

Recheio (creme branco):
Leve ao fogo médio o leite condensado, a Maizena dissolvida no leite integral e as gemas. Cozinhe até engrossar. Apague o fogo e acrescente o chocolate e a baunilha, mexendo bem. Caso o chocolate não dissolva por completo, leve ao fogo baixo até derreter. Reserve.

Como montar:
Prepare o bolo como orientado. Quando morno, desenforme. Retire as partes mais assadas das laterais, da base e do topo do bolo, finamente (isso faz com que o bolo fique todo macio e fácil para cortar). Parta o bolo ao meio.
Regue bem com a calda. Acrescente uma camada espessa do creme branco, nivelando. Leve à geladeira para firmar um pouco mais.
Retire da geladeira e acrescente a outra parte do bolo. Regue bem com a calda. Aguarde alguns minutos, para o líquido ser bem absorvido.
Cubra o bolo com o Mousse de creme e leve à geladeira por alguns minutos.
Decore com o chocolate branco ralado. Caso prefira, pode enfeitar com cerejas ou morangos.

4 comentários:

Filipe Levi

Nooossa... Imagino que terminar esse bolo seja uma vitória! Além de ser delicioso, você vai ver, todos vão adorar! Ficou lindão. Muito legal a foto das crianças! A Júlia é uma princesinha :) Boa festa e parabéns pro Robert!!

Christiane

Obrigada, Filipe!
Adoro essas crianças!
Vou esperar para ver o que ele achou, a festinha deve rolar em umas duas horas...
Abraço, Chris

Jourdana

Chris, fiz essa sua receita de bolo de chocolate branco, uma delícia!!!! Simplesmente maravilhoso, todos adoraram (detalhe, fiz só o bolo mesmo sem recheio e nem cobertura). Estou a procura de uma receita para fazer o bolo da minha filha de 3 anos... pena que a minha receita não cresceu muito,a minha forma tem 35cm de diamêtro, ela fica fininha nas laterais, tipo 1 dedo e meio e no meio cresce um pouco, só no meio... não sei pq eles ficam assim, vc sabe?
me diz uma coisa, se eu tirar a manteiga da receita (já que o chocolate branco é puramente e simplesmente gordura), dá certo? Pq eu achei que ficou um pouco gorduroso, a gente percebe a gordura no prato e no guardanapo... E com criança, não gosto de abusar da gordura ;)
beijos

Christiane

Oi Jourdana,
Desculpe a demora em responder...
Acho que dá para tirar a manteiga sim! Eu só fiz esse bolo uma vez, porque dói a consciência!
Eu já passei por esse problema de irregularidade no crescimento dos bolos. O que tenho feito - e ajuda - é nivelar a massa antes de colocar no forno. Também respeito sempre o aquecimento do forno - temperatura e tempo de aquecimento.
Boa sorte!!
Bjs

Na NOVA cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP