sexta-feira, 9 de julho de 2010

Como fazer: festinha em casa - Parte 1 - O bolo!!

Não sei se conseguirei postar todas as receitas executadas na festinha da Júlia hoje, então, dividi o post em partes. Por isso "Parte 1".
Imprevistos sempre acontecem e a gente tem que contar com a possibilidade de ocorrerem adversidades. Ser dona de casa e aprendiz de confeiteira nos força a ter jogo de cintura, levantar a cabeça, sacudir a poeira (ou a farinha) e dar a volta por cima.
Comigo foi assim: me organizei para estar em casa por volta das 10h30 da véspera da festa da Jú. Tinha jogo do Brasil às 11h. Acabando o jogo a gente almoçaria e eu começaria a fazer as coisas. Mas não foi bem assim. O Brasil perdeu e eu fiquei abalada! Podem achar frescura, mas fiquei mal.
Mas tive que me esforçar para superar, porque trabalharia no dia seguinte e a festa estava marcada para algumas horas depois da minha saída do trabalho. Assim, fui me "aquecendo" organizando a casa e a cozinha (pois sou um pooouco obsessiva, sabem? Não consigo fazer bagunça numa bagunça, as coisas tem que estar limpas, organizadas, mesmo sabendo que vou repetir o mesmo trabalho depois). Enfim, comecei os preparativos às 17h.
Mas ainda assim as energias estavam carregadas! rsrsrs O bolo, que já tinha feito uma dúzia de vezes, queimou por fora e ficou cru por dentro, fora ter sujado a cozinha toda ao bater. Me deu um desespero! Crise total! Já eram 20h e as coisas assim... esperei o bolo terminar de assar (!!!) e fui fazer os brigadeiros de colher. Meu abençoado marido chegou logo depois, me deu muita força e nem reclamou muito de sair às 22h para comprar mais ovos para o novo pão-de-ló (não só fiz outro bolo como optei por outra receita).
Enfim, esse diário virtual é para dizer que essas coisas acontecem! Infelizmente acontecem, mas a gente tem que superar! Fui dormir de madrugada, umas 2h30, mas deixei tudo pronto. Levantei quatro horas depois, trabalhei até as 12h30, feliz e satisfeita. A diarista-passadeira não pode vir e acabou rolando um atraso básico na hora da festa. Os convidados que chegaram mais cedo foram intimados a ajudar (e o fizeram numa boooa) e no final deu tudo certo.
E como não bastassem todas essas emoções, ainda tenho a alegria em compartilhar essas coisinhas deliciosas com vocês! Amo muito tudo isso! rsrsrs
Voltando ao que interessa... Gostei muito dessa receita, a massa é firme, boa para fatiar e rechear. Pretendo usá-la na íntegra depois. Como acho que vale a pena, coloquei a receita como está no site da Nestlé, com as observações do que não usei e do que substituí. Espero que não fique confuso demais para vocês.



Bolo de aniversário (adaptado do site da Nestlé)


Ingredientes:
Massa
- 8 ovos;
- 1 xícara (chá) de açúcar;
- 1 xícara (chá) de leite;
- 2 xícaras (chá) de farinha de trigo;
- 1 xícara (chá) de castanha-do-pará moída (não usei);
- 1 colher (sopa) de fermento químico em pó;
- manteiga para untar;
- farinha de trigo para polvilhar.

1º recheio
- 1 lata de Creme de Leite NESTLÉ®;
- 1 tablete de NESTLÉ CLASSIC® Meio Amargo (usei metade meio amargo, metade ao leite);
- morangos cortados em pedaços médios (inclusão minha).

2º recheio** (não usei)
- 1 lata de LEITE MOÇA®;
- 1 vidro de leite de coco (200ml);
- 4 gemas.

Cobertura** (não usei)
- 4 claras;
- 1 xícara (chá) de açúcar;
- castanha-do-pará moída, para decorar.

Cobertura
- 2 pacotes de chantilly da Mix, preparados como instruções da embalagem.

Modo de preparo
Massa:
Em uma batedeira, bata os ovos até dobrarem de volume. Adicione o açúcar e bata mais um pouco. Diminua a velocidade da batedeira e adicione o leite. Desligue e adicione a farinha, as castanhas moídas (não usei) e o fermento e misture delicadamente. Despeje em forma redonda (28cm de diâmetro), untada e polvilhada. Leve ao forno médio-alto (200°C), preaquecido, por cerca de 30 minutos. Retire do forno e espere amornar. Reserve.
1º recheio:
Recheio de Chocolate: Em uma tigela, aqueça o Creme de Leite NESTLÉ® em banho-maria e misture o Chocolate picado. Mexa até formar um creme homogêneo. Reserve.
Lave bem uma caixinha de morangos, enxugue-os e corte-os em pedaços médios.
2º recheio:** (não usei)
Recheio de Baba de Moça: Em uma panela, misture o LEITE MOÇA® com o leite de coco e as gemas e leve ao fogo baixo, mexendo sempre. Assim que ferver cozinhe por cerca de 1 minuto, para engrossar. Retire do fogo e espere esfriar. Reserve.
Cobertura: ** (não usei)
Em uma panela, misture o açúcar com meia xícara (chá) de água e leve para ferver, sem mexer, até obter uma calda em ponto de fio. Enquanto a calda se forma, bata as claras em neve. Não desligue a batedeira e despeje a calda em fio quando estiver no ponto. Bata até que a tigela da batedeira esfrie.

Montagem do bolo
Instruções da Nestlé: Desenforme e corte o bolo em três partes iguais. Sobre uma das partes, espalhe o recheio de Chocolate e cubra com a outra parte da massa. Espalhe o recheio de baba de Moça e cubra com a ultima parte da massa. Espalhe o marshmallow sobre todo o bolo e cubra com castanha-do-Pará moída.
Como eu fiz: Eu usei uma forma maior, o bolo ficou baixinho e seria impossível parti-lo em três camadas. Fiz dois bolos e recheei ao meio com a ganache em temperatura ambiente e os morangos por cima, regando o bolo antes com uma calda simples de açúcar, água e baunilha.
Se tivesse recheado o bolo em três camadas ao invés de uma acredito que não teria sido necessário regar. Se fizerem como eu, reguem bem, para ficar molhadinho, pois a massa é bem pão de ló mesmo, beem sequinha, boa para fatiar e rechear. Ficou bom, mas eu gostaria de ter regado mais.
Depois de unir as partes, cubra com o chantilly, aplique o papel arroz recortado e comece a confeitagem com o saco de confeitar. Eu acho lindo o trabalho de cesta, que usei nas laterais e é feito assim:


4 comentários:

Dicas da Tia Rose

Nane, este bolo deve ter ficado delicioso!
Além de lindo! bjos...

Christiane

Eu gostei e não ouvi reclamações...rsrsrs
Eu prefiro bolos mais molhadinhos, mas este ficou bom!

Christiane

Ah, tia Rose, muitos beijos!!
A mamãe mandou uma foto do bebê da Carol! Cabeludinho!!! Fofo!! Ela tá bem?? Mande os parabéns por favor!
Bjs

gabriela

Ola...gostaria de saber comos e faz essas bexigas de coraçao que vc usou como centro de mesa...Obrigada

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP