domingo, 20 de junho de 2010

Pirulitos vermelhinhos de baunilha

Quando bato os olhos em uma receita, percebo na hora se é boa ou não (e essa intuição não costuma falhar).
Isso não tem uma razão lógica, mas quem disse que tudo na vida tem que ter?
Como comentei antes, comprei um termômetro culinário pensando nos pirulitos do blog da Patrícia Scarpin e, hoje, enfim, testei a receita!
Achei uma pena ter demorado tanto tempo! É mega fácil e fica uma delícia, além de lindo!
Eu usei corante vermelho e essência de baunilha, mas podemos usar essência de morango, anis ou limão, combinando, respectivamente, salmão, vermelho, azul e verde. Ficaria um charme, não acham?
A minha filha não gosta de doces (balinhas, pirulitos, chicletes), mas gostou desse pirulito. Pela primeira vez na sua vida (pelo que me lembre) comeu um pirulito do início ao fim! E ainda pediu para levar os restantes para a escola amanhã, para dar aos colegas. Isso pra mim foi sinônimo de sucesso!


Pirulitos (receita daqui)


Ingredientes:
- 1 xícara (200g) de açúcar refinado;
- 1/3 xícara de glucose de milho de cor clara – usei Karo;
- 1/3 xícara (80ml) de água;
- 1-2 gotas de óleo comestível de anis, canela, cravo, limão ou laranja – usei 10 gotas de essência de baunilha branca da Mix;
- gotinhas de corante comestível líquido vermelho, amarelo, azul ou verde - usei 3 gotas de corante vermelho em gel.

Modo de preparo:
Pincele uma placa de mármore ou uma assadeira grande, de beiradas baixas, com óleo (um tabuleiro de alumínio fino ou um salva-bolos são excelentes). Separe pelo menos 1 dúzia de palitinhos de madeira (ou de plástico) para pirulito.
Numa panela pesada, de fundo grosso (importante ter o fundo grosso - usei uma caçarola Tramontina), com capacidade para 2 litros, misture o açúcar, a glucose e a água. Mexa bem para incorporar. Leve ao fogo médio, mexendo ocasionalmente, até ferver. Tampe a panela e ferva por 2-3 minutos. Destampe e acople um termômetro para doces na panela. Aumente o fogo para médio-alto e cozinhe, mexendo de vez em quando, até a temperatura chegar a 143ºC. Se aparecerem cristais de açúcar nas laterais da panela remova-os com um pincel mergulhado em água morna.
Retire a panela do fogo e imediatamente mergulhe o fundo dela numa tigela com água fria para interromper o cozimento,removendo rapidamente para evitar que a mistura esfrie demais (se usar uma panela com fundo fino poderá estragá-la nessa hora). Coloque sobre um pano de prato seco. Junte o sabor e corante da sua preferência.
Logo em seguida, usando uma colher grande de metal (usei uma colher de sopa e foi suficiente), derrame porções de doce sobre a assadeira/pedra preparada, formando círculos de pouco menos de 4cm de diâmetro*. Coloque um palitinho na mistura, girando-o levemente para fixar. Derrame uma gotinha de doce sobre o palito na extremidade dentro do círculo, para prendê-lo firmemente (não fiz isso e deu certo). Deixe os pirulitos em temperatura ambiente até firmarem completamente, cerca de 2 horas.
Quando for tirar do tabuleiro, incline-o um pouco (como fazemos para soltar gelo das forminhas). Facilita a remoção e previne que o pirulito quebre.
Embrulhe cada pirulito em celofane ou papel vegetal/encerado. Guarde num recipiente hermético, em temperatura ambiente, por até 1 mês.

* se a mistura esfriar e ficar difícil de moldar, volte a panela ao fogo médio, mexendo, até que o doce fique macio novamente (30 segundos, mais ou menos).

Rendeu 19 pirulitos.

6 comentários:

Patricia Scarpin

Que lindos ficaram, Cris! E que sucesso com a pequena, hein? Amei saber - obrigada por me contar!
Beijo!

Christiane

Obrigada, Patrícia!
Sem sua generosidade no compartilhamento dessa receita deliciosa esses pirulitos não teriam sido feitos.
Minha filha adorou mesmo!
E vou fazer deles para colocar nas sacolinhas da festinha de 6 anos dela.
Beijos,
Chris

Kedma Brandao

chris:
quero primeiramente te dar os parabens pelo seu aniversario, desejo que Deus te abençoe muito e te faça prosperar nos seus objetivos, um grande abraço!!
Gostaria de saber se vc fez ou vai fazer o curso de doces finos 2 da Fatima- será amanha, como eu trabalho no horario do curso nao vou poder ir, se vc tiver as receitas poderia me passar por email? se for possivel!!!
vou fazer o curso de quinta feira por que é a tarde te aguardo lá para trocarmos figurinhas rsrsrsr!
beijinhos kedma
kedmabrandao@pop.com.br

Christiane

Oi Kedma!
Obrigada!
Não vou fazer os próximos cursos, porque tenho trabalhado muito e o aniversário da minha filha é na semana passada e o tempo está curto.
Fiz um curso de doces finos com a Fátima, mas não sei se é o mesmo que você quer as receitas.
Posso confirmar isso depois e te passar por fax, se vc tiver.
Boas aulas!!
Um abraço,
Chris

Christiane

Oi Kedma,
Tô meio enrolada por agora, mas posso passar amanhã de manhã, ok?
Um abraço,
Chris

Unknown

Boa Tarde,

Gostaria de obter informaçöes sobre alguém que possa fornecer este produto para uma empresa de grande porte. Precisamos de 5.000 pirulitos como estes e estamos cotando valores, mas é um produto difícil de se encontrar no mercado. Se alguém puder nos fornecer os valores e locais de venda deste produto por favor entrar em contato com Hagata no email hagatta.hollinger@wetnwild.com.br, com urgencia.

Att.
Wet`n Wild.

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP