sexta-feira, 4 de junho de 2010

Obrigada, Milene! O pudim deu certo!


O universo estava conspirando para que eu conseguisse fazer meu primeiro pudim bonito.
Para quem não se lembra, na última terça-feira (três dias atrás) eu tinha escrito assim: "...um pudim como eu sempre sonhei um dia fazer: sem buraquinhos, firme, dourado, uma perfeição."
Sem que eu soubesse, minha MEGA prendada cunhada Milene vivia o mesmo conflito que eu: não conseguia fazer pudim. Depois de várias tentativas e muitas pesquisas na internet, ela enfim conseguiu! Me ensinou ontem, durante o almoço na casa da minha mãe. À noite eu tentei... consegui segurar a onda até hoje e a recompensa foi excelente: o pudim ficou lindo e delicioso! Meu marido-fotógrafo clicou e aprovou!
Vou ensinar tudinho para vocês!


Pudim de leite condensado

Ingredientes:
Calda:
- 7 colheres (sopa) de açúcar.
Pudim:
- 1 lata de Leite Moça;
- 1 medida da lata de leite integral (usei Piracanjuba);
- 3 ovos inteiros (usei caipira).

Modo de preparo:
Calda:
Leve o açúcar ao fogo médio-baixo, até caramelizar.
Transfira o caramelo para a forma e espalhe com a ajuda de uma colher.
Muita calma nessa hora! Eu me queimei, mas estou recuperada! rsrsrs
Pudim:
Bata os ingredientes no liquidificador (usei mixer), por um ou dois minutos.
Segredinho: deixe essa mistura já batida reservada por uns 15 minutos. Uma espuminha vai ficar na superfície. Quando for colocar o líquido na forma caramelizada, o faça lentamente, usando uma colher para separar a espuma do líquido consistente. Despreze a espuma.
Leve o pudim ao forno preaquecido a 200 graus, em banho-maria (coloque a água quente de uma chaleira - aprox. 1l - numa forma alta e mais larga e a forma com o pudim no meio). Não cubra com alumínio, o correto é deixá-lo descoberto mesmo. Deixe no forno por 1h30.
Quando esfriar um pouco, leve a geladeira por pelo menos 12h. Desenforme na hora de servir.

Rende um pudim pequeno, que serve bem de 4 a 6 pessoas.
Usei uma forma de alumínio de 13X8cm.

6 comentários:

Vladimir Melo

Os fotos não ficaram muito boas, mas as imagens são suficientemente claras para mostrar o quanto o pudim ficou uma delícia.
Milene e Chris juntas são impossíveis. A concorrência que se cuide!

dollystar

Olá Cris, amo pudim de leite!
Aprendi com minha sogra a incrementar esse pudim...passando as gemas pela peneira para eliminar em absoluto o cheiro de ovo..O pulo do gato de minha sogra é fazer o banho maria em uma grande caçarola com água que chegue à metade da forma. Cobrir a forma com a tampa da panela envolta em 2, 3 panos de prato que não permitirão a formação dos furinhos pela evaporação da água. Ela agregava ainda 1 pires de queijo parmesão ralado na hora e usava 6 ovos! Delicia dos deuses!!! Depois de cozido, só vai ao forno rapidamente para dourar..
Sabia que fiquei aqui salivando???
bjs e um delicioso domingo a vc
Dolly

J

Essa receita passou no Mais Você outro dia. Ficou lindo mesmo! Vou tentar fazer algum dia!!

Christiane

Obrigada, gente!
Obrigada Vladimir pelos muitos elogios e pelo incentivo constante!
Obrigada Dolly pela dica para incrementar o pudim, vou tentar depois, embora saiba que agora que aprendi essa receita e como prepará-la (que é a grande questão, na minha opinião), vou repetir várias vezes! Fique salivando não, corra pra cozinha, pois dá tempo de preparar e deixar gelar pra sobremesa de amanhã. Pudim como sobremesa de almoço de domingo tem tudo a ver! rsrsrs
Obrigada, Júlia. Não sei se no Mais Você o passo a passo era esse, mas a receita é a receita clássica, que consta no site da Nestlé (se observar, foi a que tinha postado na terça-feira). Tente, é ótima!
Ótimo final de semana a todos!
Beijos, Chris

Ana Claudia

Chris,

Eu e minhas duvidas. Eu resisto a fazer banho-maria, mas pergunto: quando a água secar no forno, põe mais? E quente? E para fazer no fogão , o fundo da panela com os ingredientes toca na água do banho-maria ou só o calor aquece? bjos,
Ana Claúdia

Christiane

Oi Ana Cláudia,
Sem problemas...
Eu não sou mega experiente, mas no que puder ajudar, pode sempre pedir.
Olha, eu também achei que secaria, mas isso não aconteceu.
Eu coloquei um copo desses de jogo de jantar, de ferver água mesmo, cheio de água quente e foi mais que suficiente. Ao final do cozimento ainda tinha muita água na forma.
Eu não deixo a forma encostar na água quando faço no fogo, porque já aconteceu de a água ferver e subir pelas laterais e ficar respingando no pudim.
Bjs,
Chris

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP