quinta-feira, 17 de junho de 2010

Caramelos de baunilha (balinhas de leite)


A Patrícia Scarpin tem um blog maravilhoso, com mil receitas estreladas.
Seus posts sobre pirulitos me levaram a comprar um termômetro culinário, que estreei no último domingo, com uma receita da Paula, do The Cookie Shop (também maravilhoso).
Confesso que achei que não daria certo, porque teria que adaptar os ingredientes da receita original, logo na primeira tentativa.
No entanto, os caramelos ficaram ótimos. Lembro que são caramelos, ou seja, bem doces. A textura fica ótima, bem macio, dá para crianças pequenas comerem sem dificuldade.
Também possibilita a personalização, porque podemos embalar com celofanes coloridos, colocar em caixinhas ou saquinhos (no post original tem fotos fofas deles embalados para o Dia das Mães).
Se vocês tiverem flor de sal, baunilha em favas e creme de leite fresco, utilizem a receita original, que a Paula postou, mas que foi retirada do site do Chef David Lebovitz. A receita abaixo é uma adaptação minha, pois não tinha esses ingredientes em casa, ok?


Caramelos de baunilha (balinhas de leite)


Ingredientes:
- 180ml de creme de leite (usei Nestlé, gelado, sem soro);
- 1 colher (chá) de essência de baunilha;
- 1 pitada generosa de sal;
- 1/2 xícara de glucose de milho (Karo);
- 1 xícara de açúcar;
- 4 colheres (sopa) de manteiga em temperatura ambiente.

Modo de preparo:
Forre uma forma para bolo inglês com papel alumínio e unte muito bem com manteiga (como as minhas eram pequenas, usei duas).
Misture a baunilha ao creme de leite, metade da manteiga e o sal, numa panelinha pequena. Leve ao fogo até levantar fervura. Desligue o fogo e reserve.
Numa outra panela, misture o açúcar e a glucose. Leve ao fogo alto, sem mexer, até caramelizar (vai atingir 150°C no termômetro) – se você reparar que em algum ponto da panela a mistura está queimando, ou cozinhando mais depressa, pode dar umas voltinhas com a panela para misturar de leve.

Afaste do fogo e, com cuidado, junte a mistura de creme de leite morna. Misture bem para homogeneizar, e leve novamente ao fogo, mexendo de vez em quando, até o termômetro atingir 127°C.

Retire imediatamente do fogo e adicione o restante da manteiga, misturando para ficar homogêneo.
Passe a mistura para a forma preparada. Deixe esfriar completamente.

Retire a barra de caramelo da forma e “descasque” o papel alumínio. Com uma faca afiada e levemente (e cuidadosamente!!) untada com óleo, corte em pedaços e embrulhe em papel celofane. Pode ser guardado em recipiente tampado por até 1 mês.


obs.: Recomendo cortar em pedacinhos pequenos ou fazê-los mais baixos, como no site do chef, pois o caramelo é bem doce. Grande demais pode ficar enjoativo.

0 comentários:

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP