sábado, 22 de maio de 2010

Incrementando o jantar


Eu ja postei antes sobre minha enorme dificuldade em combinar os pratos e em escolher o que servir quando convido os amigos e/ou familiares.
A Juliana me deu uma dica, sobre a Coleção das Cozinhas da Família Larousse, que está em promoção no Submarino. Como estamos com um grave problema aqui em casa de falta de espaço para livros e achei uma opção pelo site em comprá-los em separado, aproveitei. Adquiri a Culinária Francesa, Italiana e Mexicana.
Valeu bastante a pena. Eles se parecem mais com revistas em edição luxo do que livros, mas são bem feitinhos, com dicas culturais, muitas receitas e fotos. A edição tem as receitas favoritas dos membros da família, o que é bem bacana, porque cada geração tem o seu perfil.
Na hora de organizar um menu, será bem vindo!
Uma outra dica bem vinda acabei de ler no site do GNT: "Veja como incrementar seu jantar sem gastar muito". Diz o seguinte:
Vai receber os amigos em casa, preparar um jantar romântico ou está pensando em deixar o trivial um pouco mais incrementado? Pois saiba que não é preciso gastar muito dinheiro ou ficar horas na beira do fogão para servir uma refeição com um toque especial. A chef Elen Casagrande, da Escola do Pão, explica que os pequenos detalhes fazem a diferença. “Um galhinho de tomilho em cima da carne, na hora de levar o prato à mesa, já deixa a apresentação mais bonita”, diz ela.

Pedimos para Elen Casagrande dar algumas dicas de como incrementar um jantar sem gastar muito. Confira:

Azeite aromatizado – É possível preparar um azeite aromatizado em casa. “Pegue um ramo fresco de alecrim, manjericão ou outra erva de sua preferência, e esquente em uma panela com 250ml de azeite extravirgem, sem deixar ferver”, ensina Elen. “O calor do azeite libera o aroma da erva e você pode usar um pau de canela para servir. Fica ótimo como entrada, junto com uma cesta de pães”, afirma ela. Para guardar esse azeite, a chef recomenda usar um vidro escuro, com tampa, ou colocar em um vidro claro envolto por um pano de prato ou uma toalha, presos com elástico ao redor. “Dura semanas”, garante Elen.

Vinagrete – Para preparar um vinagrete diferente, use meio copo de suco de tomate, uma colher de sopa de vinagre balsâmico, 250ml de azeite extravirgem, 1 colher de sopa de mel e sal e pimenta a gosto. Bata os ingredientes no liquidificador ou na batedeira e pronto. “Quem não quiser comprar suco de tomate pronto pode tirar a pele e a semente do fruto maduro e bater junto com o resto da receita”, recomenda Elen.

Aprenda três receitas simples e rápidas de sobremesa

Sobremesas – Ao servir um brownie ou um bolo de chocolate, por exemplo, peneire açúcar refinado ou de confeiteiro por cima, antes de levar à mesa. No caso de banana caramelada, salpique canela em pó. Pratos com sorvete ganham um charme com um raminho de hortelã, enquanto uma calda pode ser aplicada sobre a receita usando um tubo semelhante ao de mostarda. “O bico funciona para fazer um desenho e incrementar a sobremesa”, conta Elen.

Apresentação da mesa – Pegue uma garrafa bonita, ponha uma flor fresca dentro e use como centro de mesa. Guardanapos de papel coloridos também deixam a refeição mais charmosa, ainda mais se forem dobrados de forma diferente. E um belo cinzeiro não usado pode servir de castiçal para uma vela grossa. “Botar uma taça de água e outra para vinho já deixa a mesa mais elegante, assim como arrumar os talheres para salada junto com os do prato principal”, complementa Elen.
Fonte: Site do Submarino e Site do GNT.

1 comentários:

duda lima

eu tenho o da cozinha indiana, adoro!

Na NOVA cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP