domingo, 11 de abril de 2010

Granola caseira


Nem só de chocolate esse blog se mantém, embora pareça o contrário!
Há alguns dias, vi essa receita no blog da Patrícia Scarpin e fiquei cheia de vontade de tentar fazer.
Como eu tinha muita fruta cristalizada em casa e vários dos ingredientes, comprei algumas coisinhas na loja de produtos naturais perto daqui e me encorajei.
Essa é daquelas receitas que a gente pode variar de acordo com o que tem no armário e com o nosso gosto. Como não gosto de linhaça nem achei para vender as sementes de girassol e de abóbora, deixei esses ingredientes de fora.
A minha granola ficou bem diferente da que a Patrícia fez, então mudei o nome de Muesli para granola caseira, embora a base seja a da receita dela, lincada acima.
Ficou saborosa, bem pouco doce, valeu a pena!


Granola caseira


- 60g de manteiga sem sal;
- 1/3 xícara (80ml) de mel;
- 2 1/4 xícaras (258g) de aveia em flocos;
- 1/2 xícara (70g) de amêndoas em lâminas;
- 3/4 xícara (75g) de flocos de coco úmidos e adoçados (comprei um coco seco e processei);
- 1 xícara de quinoa (da próxima, usarei só a metade disso);
- 1/2 xícara de passas sem semente;
- 1/2 xícara de damascos secos cortados em cubinhos bem pequenos;
- leite, iogurte natural ou coalhada, para servir

Modo de preparo:
Pré-aqueça o forno a 180°C. Coloque a manteiga e o mel numa panelinha e leve ao fogo baixo, mexendo, até a manteiga derreter, não deixe ferver, pois altera as propriedades do mel (li isso num outro blog).
Junte a aveia, as lascas de amêndoas, a quinoa e o coco numa tigela grande e derrame o líquido quente sobre eles. Misture bem com uma colher para envolver os ingredientes secos com o mel+manteiga. Espalhe de maneira homogênea numa assadeira grande, de beiradas baixas, e leve ao forno por 10 minutos. Com a ajuda de uma colher, dê uma revirada na granola e asse por mais 10 minutos ou até que doure e fique crocante. Retire do forno, deixe esfriar e adicione as passas e os damascos picados.
Depois de isso pronto, achei que ainda estava úmido. Comemos com coalhada e iogurte, estava bom, crocante, mas ainda não como a industrializada. Quatro dias depois, voltei a granola para o forno. Deixei por 10 minutos, mexi e voltei ao forno por mais 5 minutos (fiscalize esse tempo porque cada forno é de um jeito, deixe até dourar, cuidado para não queimar!). O cheiro doce tomou conta da casa!
Ficou mais crocante, dourada e DELICIOSA!!
Da próxima vez, vou colocar os flocos de milho sem açúcar que comprei. Uhmmmm!
Guarde em pote hermético para não murchar.
Sirva com leite, iogurte ou coalhada.

1 comentários:

Erica

Você tem uma sugestão para a granola que murchou? Será que dá pra consertar voltando para o forno? OS dias estavam muito chuvosos e a minha umedeceu.

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP