terça-feira, 10 de novembro de 2009

Quiche de queijo e presunto


Inspirada pelos comentários da Paula, do The Cookie Shop, visitei a página da Dona Palmirinha, de quem tenho várias revistinhas de receitas.
Eu tinha uma bandeja grande de queijo e uma de presunto e queria fazer algo diferente, então pesquisei, pesquisei e achei essa.
A massa fica bem "massenta" mesmo, pesada, mas é boa. Da próxima vez, vou deixar as laterais mais finas e a base mais grossa, pois dessa vez fiz o contrário e isso pode ter sido uma falha, que provocou essa impressão de ser pesada.
De alterações, cito a retirada do orégano e do queijo prato. Também acrescentei um pouco de tomate seco picado e uma colher (sopa) de farinha de trigo, pois tive a impressão de que o recheio estava mole demais (talvez pela retirada do queijo prato, não sei).
Vale a pena. Não é uma receita maravilhosa, mas é uma boa opção para servir uma visita inesperada, fugir da rotina ou fazer um lanche.


Quiche de mussarela e presunto

Ingredientes:

Massa
- 300g de farinha de trigo;
- 1 colher (chá) de sal;
- 120g de margarina;
- 120mL de creme de leite.

Recheio
- 1 lata de creme de leite com soro;
- 200g de mussarela;
- 100g de queijo prato (não usei);
- 200g de presunto;
- 2 ovos;
- 1 colher (chá) de açúcar;
- sal e pimenta a gosto;
- 1 colher (sobremesa) de orégano (não usei);
- 2 colheres (sopa) de salsa e cebolinha;
- três bandas de tomate seco picados (inclusão minha).

Modo de preparo:

Massa
Em um recipiente coloque a farinha (reserve um pouco), o sal, a margarina e o creme de leite. Misture com as mãos (neste momento, se necessário, utilize a farinha reservada - eu usei). Coloque a massa obtida dentro de um saco plástico e deixe descansar na geladeira por 10 a 15 minutos.
A seguir, distribua porções da massa em forminhas (tipo empada) ou em uma forma com aro removível (foi o que eu fiz). Empregue o recheio. Leve ao forno pré-aquecido (200°C) por 20 a 25 minutos.

Recheio
Coloque no copo do liquidificador (eu usei Mixer), o creme de leite com soro, a farinha (inclusão minha) os ovos e o açúcar. Bata. Acrescente o presunto e a mussarela. Bata. Desligue. Acrescente sal, pimenta, orégano, salsinha e cebolinha. Misture.

0 comentários:

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP