segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Um bacalhau em três versões

Comprou bacalhau demais e não quer esgotar o paladar com uma receita só? Venha comigo!




Bolinho de bacalhau (adaptado da receita constante do encarte Cláudia Comida & Bebida de Setembro) Ingredientes: - 500g de bacalhau sem pele e sem espinha dessalgado; - 3 batatas médias sem casca, cozidas e amassadas; - 4 ovos (gemas e claras separadas); - 3 colheres (sopa) de salsinha picada; - 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem; - sal e pimenta do reino a gosto; - óleo para fritar. Modo de preparo: No processador, bata bem o bacalhau. Em uma tigela grande, misture com a batata, as gemas e a salsinha. Tempere com sal e pimenta. Na batedeira, bata as claras em neve. Junte delicadamente, com o auxílio de uma colher, à massa do bacalhau. Em uma panela, aqueça bem o óleo. Com duas colheres, forme os bolinhos. Frite-os até que dourem por igual. Deixe escorrer sobre papel absorvente e sirva. Rende bastante! Fritei 2/3 da massa, uns 60 bolinhos.


Quiche de bacalhau (basicamente a mesma receita daqui) 
Ingredientes do recheio: - 1/3 da receita acima (como rendeu bastante, não fritei tudo e guardei numa vasilha fechada na geladeira); - 1 colher (sopa) de azeitonas picadas; - 1/2 caixinha de creme de leite. Ingredientes da massa: - 3 xícaras de farinha de trigo; - 1 colher (chá) de fermento em pó; - 1 xícara de manteiga gelada, picada (200g); - 1/2 xícara de leite; - 1/2 colher (chá) de sal. Modo de preparo: Misture os ingredientes do recheio e reserve. No processador, prepare a massa, juntando a farinha, o fermento e a manteiga. Pulse até obter uma farofa. Junte o leite, o sal e bata até obter uma massa homogênea. Divida a massa em bolinhas e abra na forminha de mini-quiche, preenchendo a base e as laterais. Acrescente uma colher (sopa) cheia de recheio, alisando. Leve para assar em forno pre-aquecido a 200 graus até dourar ou até as laterais estarem firmes. Desenforme e sirva. Rendeu 12 mini-quiches. 

Suflê de bacalhau 
Ingredientes: - 1 xícara (chá) de bacalhau desfiado; - 2 colheres (sopa) de Maizena; - 50g de queijo ralado (um pacote pequeno); - 2 xícaras (chá) de leite; - 2 ovos; - 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem; - 2 colheres (sopa) de salsinha picada; - 1 colher (sopa) de fermento em pó. Modo de preparo: Misture tudo com auxílio de mixer ou liquidificador. Assar em forma de vidro, untada com azeite. Rende 4 porções.

0 comentários:

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP