sábado, 1 de agosto de 2009

Muffins e cupcakes

Um bolinho é um muffin. Um muffin enfeitado é um cupcake, certo? Bem, foi isso o que aprendi... então, se quiser um bolinho simples, faça um muffin, mas se quiser presentear, servir enfeitadinho ou confeitado, transforme-o em um cupcake. Na internet, encontrei vários blogues com cupcakes e muffins. Eis alguns: Muffins com caramelo Dicas da Celebrate de como rechear Receitas de muffins básicos Muffins com frutas Muffins diversos A receita que faço é a da Fátima Eid, que vou adaptando conforme a geladeira permite :) Mini muffin de chocolate Ingredientes: - 1 xícara (chá) de farinha de trigo; - 1/4 xícara (chá) de chocolate em pó (usei 100% cacau); - 1 colher (chá) de fermento em pó; - 1/2 xícara (chá) de margarina ou manteiga sem sal em temperatura ambiente (usei um tablete de 100g de Doriana culinária ); - 3/4 xícara (chá) de açúcar mascavo ou refinado peneirado; - 2 ovos batidos (gemas peneiradas); - 2 colheres (sopa) de leite; - 1 colher (chá) de aroma de chocolate ou baunilha (desta vez, usei de chocolate, mas apenas meia colher); - 1/4 xícara (chá) de gotas de chocolate misturados a uma colher de chá de farinha de trigo. Modo de preparo: Peneire todos os ingredientes secos e acrescente os demais itens. Bata tudo até obter um creme liso. Distribua em forminhas para mini muffins (são as formas de papel, tamanho 1), deixando um dedo a menos de massa se quiser que ela ultrapasse um pouco a forma, ou pela metade, se quiser que fique na altura da forma (usando um saco de confeitar fica mais fácil). Coloque a forminha de papel num suporte para muffins específica, com 6 espaços, ou coloque a forma de mini muffin numa forminha de pão de mel, como eu faço. Asse em forno pré-aquecido a 180 graus, por aproximadamente 20 minutos (o velho truque do palito limpo é o tira-dúvida). Caso o seu forno não aqueça muito, pode assar a 200 graus, por 15 minutos aproximadamente. Rendeu 26 bolinhos.

4 comentários:

vanessa

Estava passeando pela internet e caí aqui. Depois de ler seus posts sobre muffins e cobertura de leite em pó, fiquei me perguntando: pq vc não participa do fórum do receitas e delícias???? Tenho certeza que vc vai gostar ...

Em tempo, acho que vou testar a cobertura de leite em pó, hehe...

Christiane

Obrigada pelo convite.
Já me inscrevi no Fórum e em breve pretendo contribuir!
E pode fazer a pasta de leite ninho que vale a pena!! Nunca mais vai fazer pasta americana! Rsrsrsrsrs
Um abraço, Chris

sabrina

Boa tarde Chris!!
Gostei das suas dicas, mas preciso de uma que não tenho. Vou fazer um bolo e decorar com papel arroz, gostaria de saber se existe uma receita caseira que substitui o gel de confeiteiro?

Chris

Oi Sabrina,
Há um tempo vi em outro blog... acho que foi no Rainhas do Lar ou no Bem feitinho, não tenho certeza, uma receita que levava gelatina.
Mas nunca tentei...
Sempre faço com o gel de confeiteiro e nunca teve erro.
Desculpe, mas dessa vez não poderei te ajudar...
Volte sempre,
Um abraço,
Chris

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP