sábado, 29 de agosto de 2009

Dicas culinárias de Ilhéus


Gente, se eu nascesse de novo seria nordestina!
Por ter ido muito pro Ceará na infância e pela permeabilidade dos meus pais à cultura nordestina, cresci apreciando a região, seus produtos e cultura.
Casar com um nordestino foi o qua faltava para selar essa paixão.
Pela sétima vez, fomos ao Nordeste. Dessa vez, o destino foi Ilhéus, onde passeamos muito e comemos super bem!

Recomendo o Hotel Aldeia da Praia, onde ficamos, que oferece uma hospedagem acolhedora e serviços muito bons. O café da manhã e as refeições são muito bem preparados e deliciosos!

Na Praia dos Milionários, gostamos mais da barraca Soro Caseiro e experimentamos num domingão o farto e popular Cantinho Caipira, onde o cliente come o que der conta, pagando R$ 12,00 por pessoa.

Um restaurante muito acolhedor, dica do taxista Antônio, foi o Barrakítika. O jantar de boas-vindas, no dia em que chegamos, estava ótimo. Os preços também são bons, justos, e o proprietário é uma simpatia!

Mas o grande destaque gastronômico da viagem foi o Restaurante Cabana da Empada, dica do Guia 4 Rodas que recomendamos, no caminho entre Itacaré e Ilhéus (extatamente entre Serra Grande e Ilhéus). Íamos comer empadas, mas acabamos almoçando e não cabia mais nada depois do Bobó de Camarão fantástico que eles serviram. As empadas ficaram para a próxima viagem... Uma dica importante: eles não aceitam nenhum cartão, só dinheiro ou cheque.

Os fãs vão me desculpar, mas não vi nada de mais em Itacaré... sinceramente, gostei mais da Praia dos Milionários de Ilhéus e de Olivença. Mas o passeio foi muito legal, pela Mata Atlântica, pelo visual fantástico do caminho, pelo Cabana da Empada e pela visita à fábrica de chocolate "Chocolate Caseiro Ilhéus".

O passeio à Fábrica de Chocolate é bem diferente do anunciado... eles abrem duas janelas por onde podemos acompanhar a fabricação dos bombons. Só isso! Mas a lojinha tem uma grande variedade de produtos e dá pra tirar umas fotos da Fazendinha de Cacau Renascer e na montagem de Gabriela e Nassib. O chocolate gelado é de dar água na boca... ótimo!



Próximo à linda Catedral de São Sebastião, no Centro, podemos encontrar um ponto de venda do Chocolate Caseiro Ilhéus; a sorveteria Ponto Chic, que oferece variados sabores a R$ 2,00 a generosa bola e o tradicional Bar Vesúvio, onde podemos tirar uma foto junto a "Jorge Amado".





Pertinho dali, na "Praça da Irene", provamos o "Acarajé da Irene" e o "Kibe do Nassib". Sem comentários... delícias como essas, num final de tarde fresquinho, em frente ao mar...



2 comentários:

Anônimo

se vc não passou na praia de Itacarezinho na descida da serra entre Ilhéus e Itacaré perdeu. Para mim aquilo ´pe um pedaço do paraíso na terra, fiquei apoixanada. Apraia do pé da serra tambem é linda!!!

Christiane Kanzler B. Nunes

Não passei por lá.
Na verdade, estava chovendo um pouco no dia em que fomos a Itacaré e como tenho uma filha pequena, não animei a pegar trilhas.
Obrigada pela dica, ficará para a próxima viagem.

Na NOVA cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP