terça-feira, 28 de julho de 2009

Segredinhos de amendoim (cajuzinhos)

Uma revista que faz sucesso na sala de espera do consultório é a Revista Cláudia.
E eu, que não sou nem um pouco boba, tiro sempre o suplemento "Comida & Bebida" e levo pra casa... sempre tem boas idéias e eu vou testando com o maior entusiasmo!
A seção "Invenções da BETINNA" sempre me desperta interesse especial. Isso porque ela tem umas receitas inusitadas e, em geral, bem práticas. Mas também porque eu tenho curiosidade para entender como as pessoas criam receitas... olho sempre a foto daquela simpática senhora e penso: "Como será que ela chegou a esta receita?"
Será que pessoas como ela abrem a geladeira ou a porta da despensa e uma luzinha de acende... um momento mágico acontece... os ingredientes vão se misturando na sua cabeça, os cheiros se invadem o ar e a criatividade corre solta?
Não sei... quem sabe um dia alcanço esse estágio de criatividade e descubro??
Enquanto isso, nessas testagens, encontrei uma receita muito fácil de cajuzinhos... saiu na edição de junho/2009, como "Segredinhos de amendoim".

SEGREDINHO DE AMENDOIM

Ingredientes:
- 250 g de amendoim torrado, sem sal nem pele, grosseiramente moído (passei no multiprocessador)
- 400 g de doce de leite pastoso (usei Itambé)
- 1 colher (sopa) de manteiga
- 5 gemas (peneirei antes)
- 1/2 xícara de açúcar de confeiteiro
- Amendoim torrado, sem sal nem pele, para decorar.

Modo de preparo:
Em uma panela grande, cozinhe em fogo médio o amendoim com o doce de leite, a manteiga e as gemas, mexendo sempre, por oito minutos ou até que a mistura se desprenda do fundo da panela. Espalhe em um prato untado com a manteiga e espere esfriar. Com as mãos untadas com manteiga, modele bolinhas com o doce e passe pelo açúcar de confeiteiro. Decore com amendoim torrado e sirva (eu os fiz em formato de cajuzinho e coloquei um amendoinzinho na ponta).
Rende muitos, muitos docinhos. Neste formato de caju, rendeu mais de 100.

Dica: aprendi com a Fátima Eid que a maneira correta de peneirar as gemas é colocá-las na peneira e dar umas batidinhas com a mão nas laterais, sem passar colher, pois não vai adiantar. Usar as gemas peneiradas deixa as receitas sem aquele "cheiro de ovo".

0 comentários:

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP