quarta-feira, 29 de julho de 2009

Massa de empada - Quiche de bacalhau

Gente, descobri uma receita muito fácil de massa de empada. É uma receita da Bettina, da revista Cláudia (Comida & Bebida), que saiu na edição 570 (Março/2009). Antes, vou comentar como fiz essa receita da primeira vez... Coloquei um pedaço de bacalhau para dessalgar e como nas vezes anteriores tinha optado pelas lascas (que são práticas e mais baratas), perdi um pouco da noção da quantidade de vezes que era necessário trocar a água. Resultado: refoguei o bacalhau com cebola e azeite e quando fui provar, ai que decepção! Estava muito, muito salgado. Imediatamente coloquei várias batatas para cozinhar. À medida que acrescentava o "purê" fui imaginando o que faria depois com aquela gororoba (como não tinha um nome, chamemos de gororoba mesmo). Peguei minha caixinha de revistas de receitas e meu caderninho também... fui folheando, lendo, na esperança de alguma luz no fim do túnel. Aí achei a receita! Pensei: "Vou transformar isso numa quiche de bacalhau!". Acrescentei ao purê azeite, creme de leite e uma azeitona fatiada por cima para enfeitar. Ficou excelente! Cumpadi Mará e Cumádi Taia foram testemunhas, porque a receita foi suficiente para fazer várias mini-quiches. Parte fiz num dia, parte no dia seguinte, quando eles passaram por aqui e provaram. Então, vou postar só a receita da massa mesmo. Quem quiser testar deixa a criatividade aflorar ou usa o recheio de preferência. 


Empadão e empadinha 

Massa básica
Ingredientes: - 3 xícaras de farinha de trigo; - 1 colher (chá) de fermento em pó; - 1 xícara de manteiga gelada, picada (200g); - 1/2 xícara de leite; - 1/2 colher (chá) de sal. 

Modo de preparo: No processador, junte a farinha, o fermento, a manteiga e pulse até obter uma farofa. Junte o leite, o sal e bata até obter uma massa homogênea. Com um rolo, abra 1/3 da massa sobre o fundo de uma forma de abrir de 24cm de diâmetro. Com uma faca, apare as bordas da massa. Recoloque o fundo na forma. Com mais 1/3 da massa, forme rolinhos. Arrume-os nas laterais da forma, pressionando levemente. Apare as bordas. Coloque o recheio e com a massa restante, abra um disco e cubra a forma (ou faça tiras de massa, intercaladas com espaço sem). Pode cortar alguns desenhos com cortador de biscoitos (flores, corações, estrelas, ...) e enfeitar a cobertura. Pincele uma gema e leve para assar em 200 graus por aproximadamente 40 minutos ou até dourar. Desenforme e sirva. 

Observação: Muito cuidado na hora de desenformar! Por experiência própria. Na última vez que fiz, o empadão (de frango e requeijão) estava uma beleza, todo enfeitado, feito no capricho. E eu, aperreada, quis desenformar logo depois que saiu do forno, aproveitando que tinha feito na forma de aro removível. Aconteceu um super acidente, pois as laterais da forma queimaram o meu braço feio e deixei cair a torta sobre o fogão. Nem precisa comentar mais, né? Terrível!

0 comentários:

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP