segunda-feira, 20 de julho de 2009

Almoço de domingo - Moqueca de peixe

Almoço de domingo é um momento especial. Depois de um solzinho gostoso e uma piscina gelada com minha filhota, cheguei cheia de disposição em casa e comecei a preparar o almoço... A expectativa da nossa viagem no mês que vem para a Bahia me inspirou... Fiz uma receita que já foi feita e refeita várias vezes, que a Preta Gil preparou no programa Hoje em Dia do dia 22/05/2007. Isso mesmo, em 2007! Como a minha intuição para boas receitas não costuma falhar, imprimi a receita dias depois de assistir ao programa e demorei um tempão para fazer pela primeira vez, mas depois da primeira, não dou chance para nenhuma outra: é ótima!!Melhor que isso, só com vista pro mar... O cardápio infantil foi composto por: batata frita, arroz branco, feijão preto e carne moída. O cardápio adulto foi composto por: salada (alface americana, cenoura ralada, tomate picado, ovos de codorna e molho de mostarda), moqueca de peixe, pirão, arroz branco e batata frita (porque não somos de ferro...). 



Receita da Moqueca de peixe com camarões (adaptada da que consta no site da Record) 

Ingredientes: - 1/2 kg de filé de peixe (pescada amarela); - 2 dentes de alho amassados; - suco de um limão; - sal; - 2 cebolas pequenas fatiadas; - 2 tomates grandes fatiados; - 1/2 pimentão vermelho fatiado; - 1/2 pimentão amarelo fatiado; - cebolinha picada; - coentro picado; - 1 garrafinha pequena de leite de coco; - 1/2 xícara de molho de tomate Pomarola; - 2 colheres (sopa) de azeite de oliva (uso extravirgem); - 1 colher (sopa) de azeite de dendê; - pimenta do reino comum ou branca (a gosto); - 500g de camarões. 

Modo de preparo: Tempere os filés de peixe com a mistura do alho com o suco de limão, o sal e a pimenta do reino. Monte a moqueca numa panela, formando camadas de cebola, tomate, filés, cebola, tomate e filés por último. Cubra-os com o pimentão, a cebolinha e o coentro. Em seguida, acrescente o leite de coco, o molho de tomate, o azeite de oliva, o azeite de dendê e os camarões. Deixe cozinhar por 15 minutos em fogo brando-alto. 


Pirão de peixe 

Separe um pouco do caldo da moqueca numa panela à parte. Em fogo baixo, acrescente uma colher rasa (chá) de azeite de dendê e adicione farofa pronta light Yoki aos poucos, mexendo sempre, até ficar na consistência de sua preferência. Se necessário, adicione um pouco mais de sal, cheiro verde, pimenta ou outros ingredientes de sua preferência. Achou pouco??? De sobremesa, tomamos um cafezinho com Muffin de mel e aveia... 

0 comentários:

Na cozinha da Chris   © 2008. Template Recipes by Emporium Digital

TOP